4 dicas infalíveis para fortalecer a identidade visual da marca

4 dicas infalíveis para fortalecer a identidade visual da marca

Para obtermos sucesso entre nossos clientes, criar um logotipo não é suficiente. Além das inúmeras maneiras de se propagar uma marca no mercado, existem algumas estratégias necessárias para fortalecer a identidade visual de uma determinada empresa sob seus clientes e concorrentes. 

Sendo assim, no artigo de hoje te contaremos cinco dicas infalíveis para criar este fortalecimento. Mas antes de tudo, vamos relembrar qual a diferença entre logotipo e identidade visual? 

 

Logotipo e identidade visual são a mesma coisa? 

 

De cara já podemos responder que não são, mas se complementam.  

Um logotipo é a representação simbólica de uma organização, que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença que pode ser um símbolo, um ícone ou uma palavra. Confira a ilustração abaixo:
 
 

Identidade visual são os elementos que complementam o logotipo: cores, estilos, grafismos, tipografia, etc.   

É válido relembrar que, expressão, posicionamento e personalidade estão relacionados a marca, como ela é lembrada em sua essência, não só visualmente. 

Como exemplo de empresa digital, vamos falar do Facebook. Em 2019 a empresa decidiu mudar a identidade visual para diferenciar empresa de aplicativo, veja como ficou: 

 

Logo, identidade visual e marca não são a mesma coisa. Mas se complementam! 

 

 
4 dicas para criar uma identidade visual marcante
 
Agora que você já aprendeu ou relembrou o que é um logotipo e o que é uma identidade visual, vamos às dicas infalíveis para fortalecimento de uma identidade visual, conferindo os itens abaixo: 

1. Faça um bom estudo do seu público 

Este é um tópico que sempre apontamos aqui no blog, pois se trata de uma das etapas cruciais na criação de uma marca, identidade visual, campanhas de marketing, etc. Ter um público direcionado trás sentido para as ações tomadas em sua empresa. De nada adianta criarmos estratégias que não conversem com ninguém, não é mesmo?  

Por exemplo, para o público infantil temos elementos com cores mais alegres e formas arredondadas, já para o público de uma banda de rock, são utilizadas cores escuras e elementos com pontas retas, que representam a agressividade do som. 

Ou seja, há diferentes abordagens para diferentes públicos. Sendo assim, antes de tomar qualquer atitude frente a identidade visual de sua marca, descubra quem é o seu público, quantos anos tem, onde se localiza, etc. 

2. Tenha um diferencial 

O estudo de mercado é importante para identificar e aprender a se diferenciar dos concorrentes, principalmente pelo fato de que esta será a atitude que vai te ajudar a se destacar frente seus concorrentes. Há inúmeras maneiras de se fazer isso e, efetivamente, ter um diferencial de mercado, mas tudo dependerá de sua imaginação, o tanto que deseja dedicar-se a isso e do seu nicho de mercado.  

3. Estabeleça uma personalidade para a marca 

Os atributos da marca precisam ser estabelecidos pra definir qual será sua personalidade e a partir disso criar o estilo da identidade visual, os elementos gráficos, etc. Se a empresa for inovadora, optar por formas modernas, minimalistas, tendências… E se for uma empresa com personalidade mais tradicional, fazer escolhas sóbrias, que não tenham muito impacto visual. Tudo irá depender do perfil da empresa e de como ela deseja se posicionar no mercado. 

4. Desenvolva e utilize a identidade visual de sua marca 

Conforme dissemos no início deste artigo, somente criar um logotipo para a sua empresa não é suficiente. O indicado é que se crie a identidade da marca, aplicando-a em todos os materiais da empresa, como cartões de visita, site, panfletos, papel timbrado, adesivos, decoração da empresa, uniformes, enfim, todo e qualquer material institucional deve ter a identidade da empresa pra que seja facilmente reconhecida. 


Conclusão
 

Além das dicas citadas aqui, existem muitas outras formas de fortalecer uma marca e sua identidade visual no mercado. Para tanto, sugerimos que conte com profissionais qualificados e engajados em fazer do seu negócio um grande case de sucesso. 

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