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O mercado imobiliário tem muito a ganhar quando investe na qualidade da experiência de compra do cliente
A maneira como o consumidor se relaciona com as empresas têm mudado nos últimos anos. Isso porque o perfil global do consumidor passou por alterações de modo que, atualmente, as pessoas estão muito mais conectadas e sentem-se cada vez mais integradas e participativas no relacionamento com as marcas que apreciam.
No mercado imobiliário não é diferente. A maneira como um cliente, seja ele proprietário de imóveis ou um futuro comprador que busca apartamentos à venda no Morumbi, vive a experiência de aquisição do produto é extremamente importante para a reputação da marca.
Cada mudança no comportamento do consumidor afeta o relacionamento da empresa com o cliente, que tem ido muito além da conversão de visitantes em leads e leads em clientes. O consumidor contemporâneo tende a priorizar marcas que oferecem praticidade, tecnologia e bom relacionamento.
Experiência de compra
“UX” é o termo que expressa a experiência do usuário durante o processo de compra e assim que o produto é adquirido. Por isso, está sempre relacionado às emoções e sentimentos do cliente.
Além disso, a experiência da compra costuma influenciar no comportamento do consumidor e levar à fidelização e à divulgação através de boas impressões. O lado negativo, porém, também existe: más impressões também influenciam no processo de compra.
Por essas razões, uma boa experiência de compra é capaz de fortalecer o relacionamento com o cliente e, consequentemente, aumentar as vendas e diminuir o custo de aquisição por cliente.
Como melhorar a experiência de compra?
Existem alguns fatores que podem auxiliar na melhora da experiência de compra de um cliente no mercado imobiliário. Ao entender o funcionamento desses elementos, as chances de oferecer uma experiência que gere frutos posteriormente é muito maior. Confira:
Serviço
Apesar de não ser o único elemento da experiência de compra, o serviço é um dos principais. Basicamente, consiste na geração de um relacionamento original entre a empresa que oferece o serviço e o comprador.
É fundamental, para isso, que a visão rudimentar de que é preciso vender de qualquer maneira seja extinta. O ideal é que os vendedores realmente escutem e se preocupem com as dores do cliente e ofereça o que, de fato, agregue valor.
Entre as experiências, principalmente no mundo digital, estão pagamento diversificado, páginas que carreguem rapidamente, um site com design responsivo, produtos e ofertas devidamente detalhados e produtos fáceis de serem encontrados.
Ambiente
Seja no ambiente físico ou digital, se pretende causar uma boa impressão e aumentar as chances de venda, é preciso ficar atento em alguns pontos:
No ambiente digital, em um e-commerce por exemplo, a plataforma precisa de um design eficiente, uma identidade visual bem direcionada, descrições e títulos claros, meios de atendimento ágeis e, claro, fotos em ótima resolução.
Em lojas físicas, no entanto, um ponto de venda organizado, iluminado corretamente e decorado de maneira que chame a atenção do cliente são fundamentais para uma boa experiência do usuário.
Transparência
É muito comum que, hoje em dia, haja muito mais pesquisa antes de realizar uma compra. Por isso, falsas promessas são rapidamente desmascaradas através de avaliações ruins nas páginas de venda e nas redes sociais.
Por essa razão, transparência é fundamental para que o cliente tenha uma boa experiência. Clareza na forma de pagamento, na descrição dos imóveis, sem margens para dúvidas e um bom detalhamento do processo de compra fazem com que cada vez menos pessoas fiquem decepcionadas com o serviço oferecido. Consequentemente, as chances de sua empresa ser mal avaliada na internet é bem menor.
Pagamento
É muito frustrante escolher um produto e descobrir que você não conseguirá comprar pois seu cartão não é aceito. Por isso, é importante oferecer as mais diversas formas de pagamento para que a venda não seja perdida.
Existem muitas formas de pagamento: Mercado Pago, PayPal, PayU e Stripe, cartão de crédito ou débito, pagamento por boleto, pagamento parcelado e descontos oferecidos pelos cupons.
Interatividade
A mais nova tendência do mercado imobiliário é a utilização de e-commerce para as vendas e negociações. Por isso, dar uma atenção à interatividade da plataforma é uma boa opção para quem quer focar em uma melhor experiência do usuário.
O princípio da interatividade é o incentivo ao usuário para que uma ação seja tomada, o que aumenta o engajamento do site. Esse tipo de estratégia costuma melhorar a experiência de compra, pois a torna mais sensorial e prática.
Personalização
Muito mais evoluídas do que antigamente, as técnicas de marketing digital trouxeram às marcas a opção de oferecer uma experiência de compra personalizada ao usuário, a partir do uso de Big Data. Por isso, uma ferramenta que automatize a coleta de informações e do comportamento dos usuários pode ser uma grande aliada na hora da venda.
Utilizar a personalização do atendimento a partir dos dados pode ajudar a empresa a oferecer propostas individuais e apropriadas de acordo com a necessidade do cliente. Levar em conta os interesses particulares do cliente aumenta as chances de que ele se sinta especial em sua experiência de compra.
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