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A história é quase sempre a mesma: se as opções são ilimitadas, como se destacar no mercado e se tornar a escolha do consumidor?
É nesse cenário que entra o branding. Sim, ele mesmo. Você sabe o que é?
Mais do que oferecer serviços e produtos de qualidade, construir uma experiência inesquecível e positiva para o seu público e, mais do que isso, estabelecer conexão com ele é muito importante para que a sua marca tenha consumidores fiéis e verdadeiros defensores dela.
Em linhas gerais, branding é o processo estruturado de gestão e construção da imagem e valor de marca. Ele é muito importante para gerar conexão, despertando sensações e sentimentos memoráveis no público.
Para conquistar o consumidor e encantá-lo, é necessário ser consistente. Por isso, é importante considerar os principais elementos trabalhados no branding de uma marca, começando pela plataforma de marca. Para montá-la, é necessário saber quais são as bases que sustentam a empresa: o que a torna única? Qual é a sua maior promessa? E os seus diferenciais?
É o principal diferencial da sua marca. O que a torna única? Ela diz respeito a o que o consumidor vai receber ao adquirir o produto ou serviço.
Se marca é reputação, qual é a reputação que queremos construir? Se você não sabe a resposta, como vai avaliar se está no caminho certo? Para construir uma boa reputação no mercado, é necessário alinhar a promessa com a entrega. Por isso, é importante definir um posicionamento: como a sua marca quer ser reconhecida no mercado?
Enquanto o propósito é algo mais próximo de um processo de reflexão interno da marca entender onde ela está, a promessa é a manifestação desse propósito, é o que ela comunica ao público.
São todas as características da marca. Essas características são inegociáveis e acompanham a empresa em todas as ações. Elas fazem parte do jeito de ser da marca, da essência.
Identidade visual
Manter uma estética para sua marca é fundamental para atrair novos clientes. Afinal, na maioria das vezes, é pelo impacto visual que uma marca se destaca na prateleira e é facilmente lembrada pelo consumidor.
Paleta de cores
Defina quais cores farão parte da identidade e comunicação da sua marca. Manter a unicidade e padronização das coisas vai te ajudar a estabelecer uma conexão com o consumidor.
Tipografia
Escolha a fonte que será a base da sua comunicação. Lembre-se que ela deve estar alinha à personalidade da marca.
Logotipo
O logotipo faz parte da identidade da marca. Lembre-se: é a primeira impressão que fica!
Além de manter uma padronização visual, construir uma identidade verbal para a sua marca é fundamental para que ela seja reconhecida e lembrada no mercado. Confira alguns dos elementos que fazem parte do processo:
Personalidade
Se a sua marca fosse uma pessoa, como ela seria? Nesse caso, é importante conhecer o seu público também, afinal, a sua marca deverá saber se comunicar com ele. É nessa etapa que o jeito de se comunicar é definido: é necessário levar em consideração os atributos da marca.
Tom de voz
O tom de voz é a linguagem que a sua marca vai usar para se comunicar. Ele deve levar em consideração todos os itens citados anteriormente nesse texto.
E para você se manter sempre atualizado nos principais temas relacionados ao branding, separamos dois canais bem completos sobre o assunto:
Brandster
Ana Couto
Branding é estratégia e é o caminho certo para conquistar um espaço importante no mercado. É um processo contínuo para que o posicionamento de marca seja entendido e está em constante sintonia com os valores e tendências da época.
Agora que você já sabe do que se trata, por que não começar os trabalhos? Converse com a gente, nós vamos te ajudar nesse processo!
Para escrever o artigo, foram consultados materiais do Brandster.
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