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Se você está buscando profissionalizar a sua marca, já deve ter ouvido falar sobre brandbook, certo? Também conhecido como manual de marca, ele é ferramenta essencial do processo de branding.
Isso porque ele é um guia com todas as informações e orientações de estratégia de marca. Nele, estão descritas as diretrizes da empresa para que todas as áreas mantenham a identidade de marca, seja verbal ou visual.
Como é um documento muito importante, é essencial que todas as pessoas do seu time tenham acesso a ele. Muitos acham que o brandbook só é necessário para a área de marketing, mas a verdade é que ele deve estar disponível para toda a empresa.
Ele é importante porque mantém a identidade da empresa organizada e padronizada, é fácil de ser compartilhado e promove o trabalho em equipe, principalmente quando utilizado em campanhas.
Apesar do que muitos pensam, o brandbook não é só um guia para o pessoal de design. Nele estão todas as especificações sobre a estratégia de marca da empresa.
Ou seja, ele é um manual que explica como a empresa deseja ser vista pelo público. Então, deve-se consultá-lo para garantir uma identidade padronizada e alinhada com os objetivos da marca.
Pensando que as marcas podem sofrer variações de acordo com o tempo, é importante lembrar que o brandbook é um guia, não um livro de regras. Então, encare-o como um descritivo do espírito da marca, com proposta, valores e principais características.
Ele explica o porquê de cada elemento, disponibiliza variações de aplicação em situações da vida real, mas não apresenta todas essas informações para regrar o que deve ser feito, e sim trazer inspiração.
Como é algo muito individual, cada empresa define quais informações precisam estar descritas e podem atualizá-las de acordo com a necessidade. As mais comuns são:
Abaixo, selecionamos o brandbook de duas marcas para ficar um pouco mais claro. Vamos lá?
Com certeza você já viu uma loja Starbucks por aí, né? Ela se destaca muito porque seu branding foi muito bem construído, pautado num manual de marca acessível, objetivo, visual e com bastantes especificidades da marca.
Ele fala sobre a teoria da marca, passando pelo logo, cor, voz, tipografia, ilustração e fotografia. O maior diferencial desse brandbook é a descrição de como a marca se expressa nos diferentes canais e momentos, passando pela expressão geral, mobile, física (em loja), e-mail e redes sociais.
O manual de marca da Uber é um grande facilitador de insights. Podemos nos arriscar a dizer, também, que a empresa tomou a proporção que tem hoje por conta da sua comunicação assertiva e padrão de qualidade nas formas de contato.
No brandbook da Uber estão descritas informações sobre o logo, tom de voz, iconografia, ilustrações, fotografias, tipografias, entre vários outros pontos. Realmente, é um manual bastante completo.
Pronto! Agora, você entende a importância de um brandbook e quais as principais informações que ele deve conter. Conte com a Mangu para desenvolver um manual de marca excelente e de acordo com as necessidades da sua empresa.
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