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Sabemos que a marca é o maior poder da empresa. Por isso, formular um brandbook é essencial para definir as principais características para a identidade da sua marca, como cores, tom de voz, brand persona, entre outros.
Para trazer poder à sua marca, é importante uma unidade de comunicação, que deve estar repleta de significado, valores, história e uma persona, já que o público consome aquilo que se identifica e se relaciona.
Uma boa estratégia de marketing tem o objetivo de alcançar o público-alvo à marca e gerar venda. Para isso, é conveniente criar uma brand persona para conectar sua empresa com o seu comprador.
Se você está se perguntando o que é brand persona, fique tranquilo! Criamos este conteúdo para você entender tudo sobre o tema, desde a importância até a criação de uma persona. Continue a leitura para saber mais.
A brand persona é a estruturação da representação de uma pessoa única. Ou seja, é uma forma de linguagem, com forte posicionamento e maneira de comunicação.
Em outras palavras, é como se sua empresa tomasse forma de uma pessoa. Assim, é possível que a marca se relacione com seu público de maneira mais humana, trazendo mais conexão entre a empresa e o público final.
A internet traz a necessidade das empresas estarem cada vez mais conectadas aos seus clientes e se relacionar de forma humanizada é essencial para estreitar laços e garantir uma comunicação clara e segura.
Existe uma confusão muito comum entre alguns meios, que pode fazer com que o objetivo da empresa não seja alcançado. Os conceitos de brand persona e buyer persona são diferentes.
Enquanto o primeiro refere-se à estruturação da marca em questão do seu posicionamento e comunicação, a outra descreve a personificação do cliente ideal da empresa.
A buyer persona é definida após uma completa pesquisa do público-alvo, padrões de comportamento, dados demográficos, entre outros.
Lembre-se que a construção da sua brand persona permanecerá com sua marca durante toda a sua jornada. Então, mantenha a atenção em todos os pontos importantes.
Pense em todos os pilares da sua marca e projete isso em um estereótipo humanizado compatível com o público que você quer alcançar. Abaixo, listamos alguns pontos principais que devem ser levados em consideração:
Aqui, nos referimos às palavras-chave, que precisam estar em sintonia com as ações da sua empresa. Elas estão em todas as suas estratégias, desde a criação do logo, até na embalagem dos produtos, posicionamento e comunicação da empresa.
Sempre que alguém pensar na sua marca, é preciso lembrar da sua essência, ou seja, duas ou três palavras que definam quem sua empresa é.
Por exemplo, a Disney busca se comunicar com famílias, já que oferece diversão para as pessoas. As palavras que definem sua essência são diversão, entretenimento e família.
Ao ter uma missão clara e definida, todas as estratégias da sua empresa terão um direcionamento. Assim, suas ações se aproximam dos objetivos a serem alcançados.
Assim como uma pessoa, a persona precisa ter personalidade, ideias e emoções, além de evoluir com o tempo. Então, baseie-se no posicionamento da sua marca, missão e valores para entender o tom de voz ideal.
Seu público gosta de gírias? É mais sério? É jovem…? Essas e outras perguntas são interessantes.
Sabemos que ela é uma das maiores varejistas do Brasil e, convenhamos, que sua identidade de marca é bastante clara e marcante, né? É comum encontrarmos o slogan “Vem ser feliz” em alguns pontos de venda ou em seu próprio site.
A fundadora Luiza Trajano, junto com sua equipe, criou a assistente virtual Lu para trazer ainda mais interação com os consumidores e se mostrar mais humanizada. A Lu tira dúvidas na loja virtual, sempre sendo simpática e educada.
Que tal contar com quem é especialista no assunto para criar uma brand persona estruturada para a sua empresa?
A Mangu é referência em criação de marca e identidade visual. Continue navegando pelo nosso blog para saber mais sobre esse universo e conheça nossas redes sociais.
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