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Um dos erros mais comuns na implementação de estratégias de marketing é a falta de definição da buyer persona. Em primeiro lugar, sabemos que o maior poder de uma empresa é a marca e, para consolidá-la, é importante formular um brandbook.
Nele, estão contidos todos os principais pontos para a implementação e posicionamento de marca, inclusive o estereótipo do cliente ideal que a empresa visa atrair.
Então, se você está em busca de atrair os clientes certos e se relacionar melhor com eles, continue a leitura até o final. Nós mostraremos o que você vai precisar para atingir seus objetivos.
O significado de buyer persona, basicamente, é a definição de um personagem fictício com as necessidades, objetivos e padrões de comportamento compatíveis com seus clientes potenciais ou reais.
A partir delas, é possível entender melhor quem são seus clientes e como se relacionar com eles. Mas, ao contrário do que muitos pensam, ela não é apenas a descrição do seu comprador.
Nesse sentido, a buyer persona é um personagem criado por você, que retrata de forma clara e realista quem é seu cliente ideal, abrangendo gostos, preferências, personalidade e formas de agir.
Se a sua empresa oferece produtos ou serviços diferentes e em casos em que mais pessoas estão envolvidas no processo de compra, será preciso mais que uma persona.
Essa é uma dúvida muito comum. O público alvo é uma parcela da população compatível com o produto/serviço que você oferece. Para defini-lo é importante fazer uma segmentação, levando em conta o setor, tamanho da empresa, aspectos demográficos, entre outros pontos.
Já a buyer persona é a personificação de todos esses pontos, com mais riqueza de detalhes. Em outras palavras, é como pegar cada ponto do público alvo e transformar em uma pessoa.
Elas servem como um guia para conquistar seus clientes. Pois, elas ajudam a estruturar uma ideia e a gerar insights poderosos, fazendo com que você concentre seu tempo no que realmente interessa.
Além disso, elas ajudam a desenvolver e alinhar os produtos e serviços e estratégias que realmente são atrativos ao seu público. Consequentemente, sua empresa irá atrair mais leads, visitantes e clientes valiosos.
Usando dados, segundo a pesquisa da Benchmark do Buyer Insights, 71% das empresas que ultrapassam as metas de receita e liderança têm buyer personas definidas.
Você pode conseguir as informações que precisa para criar suas buyer personas a partir de pesquisas e/ou entrevistas com o seu público alvo. Outra ótima alternativa é manter sua plataforma de CRM sempre atualizada.
Além disso, conversar com sua equipe de vendas e contar com um customer success é bastante importante. Veja o que dá certo com a sua equipe e aplique em todos os aspectos.
Toda via, vale destacar que não é ideal gastar muito tempo tentando listar todos os clientes potenciais. O objetivo aqui é entender quem está dentro do chamado “perfil de comprador ideal”.
Alguns pontos são importantes, como:
Agora que você já sabe o que é, qual a importância e como definir uma buyer persona, trouxemos um exemplo de buyer persona para restaurante japonês:
Pronto! Aqui está tudo o que você precisa saber sobre buyer persona. Quer ficar por dentro do mundo do marketing? Então, continue navegando por nosso blog e conheça nossas redes sociais.
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