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Se você é um empreendedor, já sabe que uma empresa de sucesso envolve muito mais do que dinheiro. É necessário ter um posicionamento de marca forte e estratégias que alavanquem a percepção da mesma.
Muitas organizações contam com recursos de sobra, porém quebram por não terem gestores que deem a ideal atenção à construção da sua imagem de marca, ou seja, para o brand equity. Já as marcas que investem bastante nisso, crescem exponencialmente ano após ano.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você possa compreender o que é brand equity e como construí-lo, principalmente no marketing digital. Então, fique atento até o final da leitura para não perder nenhum detalhe.
A expressão brand equity refere-se ao valor que sua marca tem no mercado. Ou seja, como a sua empresa é reconhecida pelo público. Porém, a próxima dúvida que surge é: como é possível medir o valor de uma marca para os consumidores?
Já que é algo intangível, diferente do valor do patrimônio físico de uma empresa, usamos diversos critérios abstratos para poder avaliar o brand equity de uma empresa.
Se pararmos para pensar, não estamos falando apenas de possuir uma identidade facilmente reconhecida. Isso porque podemos ver incontáveis marcas que são reconhecidas pelos consumidores de forma negativa.
Estamos trazendo aqui a importância de como o público encara a sua marca, pois é essa percepção que fará a diferença, não só nos lucros, como na valorização da empresa como um todo.
O branding tem o significativo papel de fortalecer a marca e, um bom trabalho nele gera o brand equity. Ou seja, quanto mais forte e positiva for a imagem da sua empresa, maior o valor dela no mercado.
Como dito nos parágrafos acima, o brand equity afeta a capacidade de uma empresa lucrar e se manter em relevância entre os consumidores. Existem, pelo menos, três fatores muito importantes impactados pelo valor de marca. São eles:
É mais que claro que as marcas que são mais fortes ditam o ritmo do nosso mercado. Quando falamos isso, não estamos apenas nos referindo aos consumidores.
O mercado envolve todo o macroambiente, como distribuidores, competidores, veículos de imprensa e qualquer outro setor que tenha alguma participação nos processos da empresa.
São as maiores marcas que lideram e ganham a preferência em decidir a melhor forma de distribuição de um produto, preços, estratégias de marketing e, até mesmo, a data de lançamento de um produto.
Consequentemente, elas ganham uma vantagem gigantesca em relação aos concorrentes e aumentam muito suas chances de sucesso com o público final.
Outro ponto importante de investir em estratégias do brand equity é a percepção de valor por parte dos clientes. Quanto mais positiva e forte a imagem de uma empresa, maior o valor dado pelo cliente à ela.
Isso quer dizer que, em alguns casos, a empresa pode cobrar a mais por produtos com aspectos similares aos da concorrência e, ainda assim, se manter em destaque na preferência dos clientes.
Também precisamos evidenciar que quanto maior preferência, maior será o grau de confiança no produto/serviço oferecido pela empresa, abrindo espaço para a marca inovar e tomar decisões estratégicas importantes.
O maior trunfo de quem se dedica ao brand equity é a lealdade dos clientes. Além de, na maioria dos casos, optarem por comprar o seu produto, ao longo do tempo eles se transformam em defensores da sua marca, interagindo nos canais de comunicação e recomendando a sua marca a outras pessoas.
Isso quer dizer que, assim, o lucro dessa empresa pode ser muito maior, visto que, além de trazerem novos clientes de forma orgânica e gratuita, seus defensores de marca tem propensão de gerar um ticket médio mais alto.
Para tornar ainda mais claro o conceito de brand equity, trouxemos um exemplo bastante relevante. Confira:
Não é novidade que pensar em valor de marca nos venha a Apple na cabeça, não é mesmo? Ela é um dos maiores símbolos de que o alto poder de uma organização faz total diferença em cada um dos pontos que trouxemos acima.
Ela se diferencia das concorrentes em cada detalhe. Podemos começar pelos nomes. Os notebooks na verdade são os macbooks, os tablets são os iPads e os smartphones são chamados de iPhones.
Quando comparamos as especificações dos seus produtos com outras marcas, a Apple nem sempre é a melhor. Porém, mesmo assim, ela continua entre os bens mais vendidos e desejados pelo mercado, e com um preço muito maior.
Você já percebeu que o valor de mercado dos produtos Apple quase não cai? Mesmo que estejam há anos desatualizados, a marca ainda consegue ser uma das mais valiosas do mundo.
Quando pensamos em imagem da marca, logo nos vem o marketing digital em mente, não é mesmo? Por isso, ele é indispensável para um bom brand equity.
Abaixo, levantamos alguns aspectos muito importantes que auxiliarão sua marca a manter mais força no contexto virtual. Continue a leitura:
Você sabe qual é a mensagem que a sua empresa passa para seu público? Ela é muito importante para criar a identificação do seu cliente. Ou seja, o primeiro passo a dar é descobrir qual a mensagem certa a se passar.
Isso demanda a elaboração de um planejamento de marketing de conteúdo para estabelecer a comunicação adequada, relevante e interessante para atrair sua audiência e desenvolver um relacionamento estreito e forte com o seu consumidor.
Após a escolha da mensagem e elaboração do planejamento de conteúdo, é importante pesquisar e escolher os canais de marca compatíveis para que seu público receba essas mensagens.
Não é necessário estar presente em todas as redes sociais para ter sucesso. Faça uma pesquisa de quais canais o seu público usa para poder impactá-lo da forma certa.
Uma dica, também, é alimentar um blog para manter seu acervo de conteúdo, mostrar dominância sobre assuntos relacionados ao que você vende e estreitar a relação com seus clientes.
É muito comum acontecer de empresas falharem em criar uma imagem forte perante o público, mesmo que tenham investido consideravelmente na distribuição de conteúdos por meio dos canais populares.
Isso porque faltou um pequeno elemento, mas fundamental para o sucesso da estratégia de comunicação: o tom de voz que a marca usa. É necessário saber como conduzir a conversa com a sua audiência para provocar reações positivas.
Se seu público é jovem, você não vai conversar com ele com palavras complicadas e formalmente. Por outro lado, se seu público é voltado para um setor mais sério, você não usará gírias e falará informalmente, certo?
A frequência da sua atividade nos canais é parte essencial para o sucesso da sua estratégia. É claro que não podemos produzir conteúdo a cada seis meses para fidelizar nossos clientes, certo?
É interessante manter uma produção contínua e relevante para alimentar o interesse do seu público e permitir que ele se aproxime a cada dia da sua marca.
A Identidade visual é composta por diversos componentes e fundamentos gráficos e visuais. Juntos, eles têm como objetivo representar e expressar uma ideia, produto, serviço, empresa, valores, posicionamentos etc., visualmente.
Basicamente, todos esses elementos gráficos é uma união pura de design e comunicação, que torna a marca única no mercado, com personalidade e reconhecível em qualquer lugar, e quando é uma identidade estrategicamente e visualmente bem pensada e executada, ela acaba marcando profundamente a mente dos consumidores.
Chegamos ao fim do nosso artigo e esperamos que você tenha entendido todo o conceito de brand equity. Você pode saber mais sobre o assunto navegando em nosso blog e conhecendo nossas redes sociais.
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