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Para abordarmos este assunto que vem crescendo nas mídias nos dias de hoje, vamos começar o texto já com um exemplo do conceito. Afinal, pode ser que você nunca tenha visto este nome, mas o conceito você já conhece…
Imagine uma loja de departamento popular que realiza vendas pelo site e loja física. Além disto, algumas ainda oferecem a opção de comprar online e retirar na loja, entre outros serviços e comunicações integradas, como de que forma o cliente tomou conhecimento desta loja? Qual foi o primeiro ponto de contato entre a loja e o cliente? Seria pelas redes sociais? Chat do site? Whatsapp com atendimento de chatbot. Um banner, talvez… enfim, infinitas possibilidades.
Acreditamos que pelo exemplo você pensará em outras lojas que já aderiram a estas práticas integradas, além das lojas de departamento. Por exemplo, livrarias, já estão com vendas físicas que na loja online o produto é mais barato e você consegue retirar na loja física!
Enfim… fora estas funcionalidades, as modalidades, que na verdade são etapas de amadurecimento de comunicação integrada, omnichannel, crosschannel e multichannel tem muito a oferecer para diversos nichos de empresas. Na pauta de hoje, iremos explicar os conceitos básicos e te dar dicas de como é possível aderir a estas comunicações em sua empresa.
Conforme explica o blog da Rock Content, o prefixo omni, que em latim é o mesmo que tudo ou inteiro, somado ao channnel, que em inglês significa canal, resultam em todos os canais, ou propriamente dito: Omnichannel. Que simboliza nada mais que, atendimento por meio de todos os canais. Bingo!
Na intenção de atender o novo nicho de consumidor, aquele que é informado, engajado e online, a implantação do atendimento por todos os canais possíveis e utilizáveis dentro de uma estratégia de vendas, passou a ser uma das ferramentas de comunicação mais eficientes das empresas engajadas em oferecer inovação e experiência do usuário/cliente.
Concluindo, omnichannel é tudo aquilo que representa a integração do mundo virtual com o presencial. Online com Offline. Com o objetivo de melhor atender o cliente e, consequentemente, alcançar mais públicos aumentando assim, o faturamento da empresa.
O Multichannel por sua vez, de modo geral, são aqueles casos em que vemos uma loja que é física, mas também online. A ideia aqui é estar presente para o consumidor, onde quer que ele esteja. Por exemplo, conhecemos a loja pelo Facebook para então saber da existência da loja física. Como eu uso bastante o Facebook, se a loja não estivesse no meu canal mais utilizado, eu não a conheceria e por coincidência, sou um cliente em potencial, os famosos targets.
Por outro lado, o Crosschannel possibilita que os canais se comuniquem, por exemplo, existem casos em que vemos uma oferta no site da Casas Bahia, compramos e escolhemos a opção de retirar na loja.
Não necessariamente o produto estará disponível na loja, às vezes até terá um valor diferente, mas pelo fato de a empresa ter essa comunicação crosschannel, possibilita que ela tenha distribuição para levar o produto que você adquiriu até a loja escolhida para a retirada.
Já o Omnichannel… promove a comunicação de vários canais interligados a uma marca, envolvendo a experiência de compra do usuário, do início ao fim, que é o que chamamos de jornada de compra.
Por exemplo, #quemnunca entrou em um site de compra, encheu o carrinho e desistiu? Logo após esta atitude a empresa começa a se comunicar com você, te lembrando do que você deixou para trás… posteriormente, oferecendo um desconto para que você retorne a sua compra… oferecendo conteúdos gratuitos na internet… enfim, começa uma espécie de mensageria que induz, de certa forma, você a se lembrar porque escolheu aqueles produtos e não comprou, para começo de conversa. Até que você decide ou não finalizar a sua compra.
Neste momento, a empresa já te envolveu com diversas comunicações e experiência positiva de compra. Já garantiu que seus dados ficassem salvos em seu banco de dados para contatos futuros… enfim, com toda estas funcionalidades a empresa garante o seu contato, os seus gostos e necessidades e à partir disto começa a montar uma linha de comunicação entre você e ela até que aconteça o último passo do funil de vendas: a conversão.
Um boa ferramenta para citarmos neste conceito é o CRM, sistema de armazenamento de dados de leads muito utilizado em empresas que fazem enriquecimento de dados para estratégia de campanha.
Imagine a sua experiência, como consumidor, em que você ligou para X empresa solicitando Y serviço. E então, ficaram de te ligar, mas por algum motivo isto ainda não aconteceu … então você liga novamente e a nova pessoa que te atendeu, não só sabe quem te atendeu, mas o que falaram. Isto porque a empresa adota uma prática de armazenamento de dados onde o cliente é o foco principal, se é que podemos usar esta expressão. A atendente saberá o que foi conversado, o que ela precisa te falar e para qual endereço de e-mail ou telefone enviar as informações. Não foi ela que te atendeu, mas pelo sistema ela poderá verificar e te oferecer um atendimento completo e até melhor em comparação com a primeira vez. Isto é uma maneira das empresas terem acesso aos dados dos seus clientes, por meio de coleta e armazenamento e posteriormente utilizar para garantir comunicações eficientes no futuro.
Temos comentado neste blog a constante atualização dos consumidores e perfis dos mesmos. E isto não é por acaso. O objetivo é fazer com que todos tenham ciência de que o consumidor muda a todo tempo e como ele, suas necessidades também.
Na busca em oferecer o melhor serviço, o mais diferenciado e o mais personalizado, as empresas estão sempre em busca de renovação e inovação, onde elas possam se destacar de seus concorrentes, sem deixar de lado a prática de oferecer um bom atendimento.
É um desafio constante e que requer muita pesquisa e engajamento de equipe, mas o resultado é certo e duradouro. E aí na sua empresa, já estão considerando ter uma ação Omnichannel?
De acordo com a pesquisa da Zendesk, 87% das empresas que fizeram parte do estudo, responderam que é imprescindível que as empresas estudem ainda mais antes de estruturar estratégias omnichannel, ou seja, ainda não temos projetos 100% completos e bem arquitetados.
Em virtude disto, é preciso atentar-se a três pontos:
1) Tecnologia: é preciso muitos recursos para integrar diferentes categorias de canais
2) Denso conhecimento do negócio e suas estratégias: o conhecimento do seu negócio e do seu target será o ponto de partida para entender a estratégia a ser traçada
3) Saber se posicionar contra o feedback dos clientes: a plataforma pode ou não dar certo. Se der, você terá suporte para atender? Se não der, você será capaz de melhorar a sua imagem com o seu consumidor?
Entendendo as principais dificuldades e vantagens, pensando no consumidor e sua performance empresarial perante ele, podemos falar em ação.
Como ficou claro, a estratégia de unir os canais de sua empresa tem um único objetivo: melhorar a experiência (e de compra) do usuário/cliente. Com isto claro na mente, precisamos:
Embora seja novo, e cheio de regras e tipos de comunicação, o conceito é promissor e unido a tecnologia, tem a oportunidade de entregar maior valor agregado ao cliente. De acordo com depoimentos de especialistas, o atendimento ao cliente é a nova estratégia longínqua do marketing.
Ir além do esperado e oferecer ao cliente muito mais do que ele necessita retorna em vendas, feedbacks e experiências positivas para o negócio e maiormente para o cliente!
Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas saber que vale a pena (e muito!) não desperta aquele interesse maior em escalar a montanha? Acreditamos que sim!
Empresas como a Disney, Nubank e Amazon, oferecem experiências surreais aos seus seguidores. Que tal se espelhar nelas e alcançar lugares inimagináveis?
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