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Inteligência de mercado é uma estratégia que usa dados internos (informações que a própria empresa nos dá, internamente) e externos (informações sobre os fatores externos como mercado, concorrência…) de uma determinada ação ou um determinado projeto, que está em busca de melhorar o desempenho da marca. Isso significa, entre outras coisas, aprimorar produtos conforme a expectativa dos consumidores e garantir a competitividade no mercado. Além disso, com ela é possível prever tendências e identificar pontos fracos do próprio negócio e das marcas concorrentes, facilitando o desenvolvimento de abordagens mais eficientes.
Já é bastante comum que empresas tenham investido nesta estratégia, uma vez que ela entrega a melhor visão de negócio para o profissional de marketing e, ainda, auxilia grande parte das tomadas de decisões.
A inteligência de mercado usada como ferramenta de negócio não é só utilizada em projetos, campanhas ou estratégias de novos produtos, por exemplo, mas também, nas redes sociais. É por meio dessa estratégia que os responsáveis pela imagem da marca ou donos de uma determinada campanha conseguem capturar, analisar e interpretar dados importantes.
Pensando nisso, para complementar os blog posts que temos desenvolvido sobre administração de rede social, preparamos esta pauta riquíssima em conteúdo para que saiba utilizar também esta estratégia nas redes sociais de sua empresa. Confira!
A Inteligência de Mercado é uma abordagem que busca orientar a estratégia empresarial a partir da coleta e análise de dados. Sendo assim, se temos uma campanha rolando no Facebook, ou seja, preparamos um conteúdo, postamos e estamos aguardando resultados, certamente esta campanha passou por um processo de inteligência de mercado antes mesmo de ser planejada.
Sempre estamos falando e enfatizando neste blog que toda estratégia de rede social deve ser planejada, pois não se trata somente de postar algo sem nenhum sentido ou conteúdo relevante para o seguidor. Muito pelo contrário, toda postagem deve ser planejada a fim de que o público segmentado seja alcançado, a mensagem seja entregue de forma assertiva e que no fim, a campanha tenha o resultado esperado que, também será pensado em seu planejamento.
Além disso, as campanhas planejadas através de inteligência de mercado ainda podem ser impulsionadas nas redes sociais, ou seja, você pode dispor de um valor, anunciar durante um período de dias ou semanas, direcionado para o público alvo desejado e a localização desejada, para aumentar o engajamento da sua publicação. Neste sentido, você terá muito mais informações sobre a campanha do que inicialmente. Enquanto a campanha estiver ativa, ela trará diversos dados para que a inteligência de mercado da mesma seja ainda mais aprimorada.
E falando em dados de campanha, aproveitamos para mencionar que todas as redes sociais têm as ferramentas necessárias para viabilizar uma publicação ou um impulsionamento. A própria rede social te dá informações sobre seu público alvo, o horário que os mesmos costumam usufruir de seus conteúdos, o que costumam postar e seguir, entre outras importantes informações que chamamos de dados.
O importante aqui é que se tenha acesso e sabedoria para usufruir de todos os dados que você possui, não somente sobre o seu negócio, mas sobre as ações que tomará para torná-lo visível para o seu cliente, seja campanha online (como as redes sociais) ou offline.
Por meio da inteligência de mercado, empresas dos mais variados ramos e portes conseguem aperfeiçoar os processos decisórios, já que passam a ter em mãos, informações importantes sobre tudo o que envolve a área de atuação do negócio.
Se bem executada, a Inteligência de Mercado funciona como um diferencial para as organizações. Assim, é possível, entre outras coisas, entender melhor o cenário atual e fazer estimativas mais precisas para o futuro das operações. Dessa forma, se a Inteligência de Mercado é uma maneira de aprimorar essa prática, sua importância fica escancarada, certo?
De qualquer forma, separamos três importantes razões para que você viabilize agora mesmo a inteligência de mercado em seu negócio, veja abaixo:
Antes de aprender na prática a inteligência de mercado nas redes sociais, vamos primeiro falar dos três tipos que você poderá utilizar em sua empresa:
Sendo assim, é correto afirmar que a estratégia utilizada para campanhas nas redes sociais seria a inteligência competitiva.
Além dos métodos mais utilizados de análise competitiva como o acompanhamento de KPI’s (Key Performance Indicator = Indicador-chave de Desempenho), análise das métricas ligadas a vendas, informações financeiras e pesquisas primárias de share of mind (medida de retenção de determinada marca na memória dos consumidores ou do público em geral), também é possível ter acesso a informações de inteligência competitiva a partir do monitoramento dos perfis nas mídias sociais de seus principais concorrentes.
A análise de relatório das redes sociais possibilita a identificação das principais práticas utilizadas pelo seu mercado para interagir com os seus consumidores através do meio digital.
Concluindo então, tudo o que você precisa é dispor de uma equipe especializada e engajada no comando de suas campanhas e claro, acesso aos inúmeros relatórios de inteligência de mercado que podemos ter através das redes sociais.
Embora cada rede social possua uma série de indicadores específicos que são particulares a cada uma delas, existem algumas métricas importantes que podem ser analisadas nas mais utilizadas redes sociais:
Tais dados serão suficientes para que você planeje uma estratégia eficiente de mídias sociais e utilize efetivamente as comparações entre sua empresa e seus concorrentes para definir ações e mudanças a serem realizadas.
Entende-se que, em um cenário extremamente dinâmico e competitivo, caracterizado pelo alto volume de dados e pela velocidade das informações, contar com uma abordagem focada na Inteligência de Mercado pode fazer toda a diferença para os resultados da sua empresa e campanhas nas redes sociais.
Além de antecipar ameaças e oportunidades, esse tipo de esforço facilita o relacionamento com o consumidor e maximiza o potencial de inovação de sua marca em parâmetros digitais.
Sendo assim, o uso da tecnologia é um aliado importante tanto no monitoramento de dados quanto em sua análise. Para isso, é crucial contar com objetivos e indicadores de performance bem definidos.
E por hoje é só, esperamos que tenha aprendido com o assunto e que possa trabalhar com a inteligência de mercado em seus negócios. Aproveite para dar a sua opinião aqui nos comentários e compartilhe o conteúdo com sua equipe!
Abraço e até a semana que vem.
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