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Inbound Marketing, ou também conhecido como marketing de atração, é uma estratégia de marketing onde o foco está em atrair e converter clientes usando conteúdo de valor.
Diferente do modelo de marketing tradicional, onde a empresa vai atrás de clientes, no Inbound Marketing utilizamos canais como blog, redes sociais e mecanismos de busca para ser encontrado por eles.
Essa estratégia é guiada por uma espécie caminho que chamamos de funil de inbound marketing, confira abaixo na imagem demonstrativa:
A ideia da estratégia de Inbound Marketing é criar conteúdo relevante e direcionado a fim de captar o contato do possível cliente (também conhecido como “lead”), a partir daí, criar um relacionamento com o objetivo de sanar qualquer dúvida que ele possa ter sobre o seu produto/serviço, mostrando a solução para seu possível problema.
Funciona assim, imagine uma empresa que oferece seguro residencial, para chegar até seu cliente ela primeiro precisa compreender quais são suas dores e suas dúvidas, para só então começar a criar “respostas” que iram auxiliar seus possíveis clientes. É importante que ela conheça seu público alvo, inicialmente, antes de começar uma campanha. Feito isso, ela pode chegar até o lead através do compartilhamento de alguma cartilha online e gratuita, por exemplo, como algum ebook de dicas para cuidados com sua residência, algo do tipo. Uma vez que o lead se interessar pelo seu conteúdo, baixar e deixar seu contato no formulário da landing page (explicaremos sobre isso mais abaixo, continue lendo), a empresa passa a criar um relacionamento e um contato mais íntimo com o lead até a efetivação da compra de algum serviço do qual ela estava se preparando para vender, quando começou a campanha em primeiro lugar.
Resumindo, esta estratégia de marketing promove que os clientes venham até você. Uma vez que o cliente é capturado por alguma promoção, fica mais fácil apresentar soluções fazendo com que eles se passem de leads a clientes. A base do inbound marketing, agora pela visão do lead, consiste em quatro etapas, confira abaixo:
Como o marketing de entrada promove um conteúdo que interessa o seu público alvo para atraí-lo, ou seja, os conteúdos compartilhados geralmente respondem dúvidas ou saciam necessidades do público, a abertura para um relacionamento próspero e íntegro entre empresa e consumidor é garantida.
A partir deste pensamento, você irá notar que as campanhas:
Conforme já citamos neste artigo, ações desta natureza possuem um potencial significativo quando o conteúdo traz benefícios aos seus potenciais clientes, ou seja, ele satisfaz uma necessidade que o público alvo possui, sendo assim, a possibilidade de acerto é melhor do que apostar em campanhas tradicionais do marketing, por exemplo.
Porém, para construir uma marca relevante e aumentar suas vendas com o inbound marketing (sim, você irá aumentar suas vendas com esta estratégia), é preciso entender seus benefícios e saber trabalhar com os mesmos, confira abaixo as dicas que preparamos para você:
Melhor que fazer uma campanha para 1000 pessoas com 1 intenção de venda, é criar uma campanha bem segmentada para 100 pessoas com 10 intenções de venda, não é mesmo?
Pode ser que na prática você vá ler e pensar: “não Mangu… prefiro atingir mil pessoas, quem sabe eu não conquisto mais vendas, não é mesmo?”, na verdade, uma estratégia de marketing bem sucedida é aquela que pesquisa e segmenta, antes de mais nada, seu público alvo para que suas campanhas tenham sucesso garantido e uma fidelização por parte do cliente, diferenciada.
Pense com a gente, melhor um cliente fidelizado e que sempre está em contato do que alcançar clientes que compram uma única vez, e por algum motivo desconhecido, somem, certo?
Sem contar que, uma estratégia de inbound bem elaborada pode atingir públicos diversificados que ainda sim, têm interesse frutífero pelos seus produtos. Segundo a Content Trends, empresas que adotam o marketing de conteúdo alcançam 2,2 vezes mais visitas em comparação com as que não fazem uso dele.
O relacionamento criado entre empresa e clientes é tão importante quanto a segmentação dos mesmos, pois promove a identificação com a cultura e valores da marca, criando assim um vínculo de melhor aceitação dos produtos e serviços oferecidos.
E cá entre nós, o termo em português “marketing de atração” não foi dado à toa. Ele oferece um conteúdo que de fato significa algo na vida da pessoa. Ao invés de empurrar algo no cliente que ele não precisa, e isso fará com que a relação fique insegura, o inverso desta ação cria uma relação de confiança entre empresa e cliente.
E a partir deste momento o seu público estará mais propenso a ouvir suas recomendações e dicas, pois ele se sentirá acolhido uma vez que entender que este tipo de campanha está realmente focada nas necessidades deles.
Para concluirmos, lembre-mos que, estratégias desta natureza se baseiam na comunicação aberta e relacionamento constante, portanto, saber e acompanhar a opinião dos clientes faz com que os conteúdos criados pelo seu negócio sejam úteis e, claro, efetivos.
Quando falamos em ciclo de vendas nos referimos ao tempo que uma empresa leva desde seu contato inicial com o cliente até a conversão, considerando todas as etapas da jornada do consumidor, que são elas:
Uma das vantagens do inbound marketing é reduzir o tempo necessário que o cliente precisa para finalizar uma compra, afinal, com um conteúdo direcionado e altamente relevante acelera a movimentação do lead pelo funil e efetivamente, o coloca mais cedo na etapa de compra.
De acordo com a pesquisa Martech 2017,50,4% das empresas de tecnologia que adotam Inbound Marketing têm ciclo menor que 30 dias. Apenas 29,5% das que usam métodos Outbound têm esse desempenho.
Mensuração de dados em tempo real
Uma ação de marketing bem sucedida é aquela regada a resultados. É fundamental acompanhar os dados de suas campanhas em tempo real para se ter controle da situação e saber se a mesma está performando bem ou não. Além do mais, acompanhar tudo desta forma faz com que sua precisão e agilidade na mudança de caminho, se necessário, seja ágil e assertiva.
É importante ressaltar que é preciso acompanhar os resultados de cada uma de suas campanhas, seja nas redes sociais, campanhas de marketing de conteúdo e SEO.
A HubSpot relatou que 72% das organizações que calculam o retorno sobre investimento (uma das métricas mais importantes) dizem que sua estratégia de marketing é eficaz.
Inbound marketing serve para todo mundo?
Possuímos em nosso mercado dois tipos de empresas, a B2B e a B2C e, antes de dizer se esta estratégia serve para as duas modalidades, primeiro vamos à explicação entre as duas, acompanhe:
1. B2B: Seria o mesmo que dizer que as negociações são realizadas entre duas organizações. Exemplo: Fabricação de automóveis e itens para o mesmo, como pneus, mangueiras, baterias e eletrônicos essenciais para o produto final, o veículo. Estes itens são frequentemente fabricados por empresas diferentes e vendidos para o fabricante do automóvel.
2. B2C: Já nesta modalidade, referimos a negociações que são feitos entre empresa e consumidor. Exemplo: Dafiti, Zattini, etc
Neste sentido, informamos que o objetivo do inbound é o mesmo para ambos modelos de trabalho: atrair e converter, e por fim, vender. Sendo assim, esta estratégia serve sim para todo mundo
Não importa se a empresa está vendendo para outra empresa, seja ela grande ou pequena, ou se seu comprador é o cliente final, o que importa é que as estratégias de inbound marketing estão totalmente ligadas a pessoas. E lá do outro lado da negociação, sempre haverá um decisor, portanto, identifique qual o melhor tipo de estratégia dentro deste universo.
Qual a diferença entre inbound e outbound marketing?
Indo direto ao ponto, o outbound marketing envolve estratégias das quais já estamos acostumados a ver por aí em campanhas, propagandas e afins, como por exemplo, prospecção feita diretamente por telefone, e-mail, estandes de vendas em eventos, etc.
Os custos destas ações normalmente são mais caros comparados aos de inbound marketing que puxa mais para o lado digital. E este, por sua vez, atrai o público por assuntos relevantes e em alguns casos, gratuitos, em prol de uma campanha de venda maior, por trás. Veja imagem ilustrativa abaixo:
Seguindo as orientações do processo de atração dos clientes através do inbound marketing, vamos ao passo a passo, com dicas do que fazer em cada um deles, e com isso, aprenderemos como dar vida à estratégia em cada etapa do funil, acompanhe:
Atração
Para garantir que o seu público alvo se sinta atraído pela sua marca, crie conteúdos relevantes e que façam sentido na vida do lead. Você pode utilizar os seguintes canais:
Depois que sua campanha for estruturada e sua estratégia atrair seu público alvo, ou seja, sua empresa compartilhará um blog post, por exemplo, e leitores consumirão de seu conteúdo, é preciso convertê-lo em lead, isto é, um potencial cliente. Veja como:
Com o lead atraído por meio das possibilidades citadas acima, agora é a hora! Transformar esses leads em clientes dependem muito da ação que você vai tomar para tanto, veja o que indicamos abaixo:
Por fim, a fase de encantamento, momento em que a venda é consolidada e você tem a oportunidade de transformar o seu mais novo cliente em um fã a ponto em que ele passe a indicar sua empresa para os outros. Nesta fase, o pós venda somará muitos pontos a favor de sua empresa, onde o mesmo precisará ter máxima qualidade para que sua empresa sempre tenha clientes satisfeitos. Para tanto, utilize as ferramentas abaixo:
Apostar no inbound marketing é certeiro uma vez que estamos diante de um país conectado. Segundo a TIC Domicílios, 70% da população têm acesso à Internet, incluindo a zona rural. Além disso, pensar em sites e blogs responsivos é ideal, uma vez que o acesso mobile é de 97% da população.
Além do mais, o inbound marketing possibilita que marcas muito distintas possam competir igualmente quando acertam na estratégia digital. Desta forma, acaba sendo uma ferramenta para todo tipo de negócio e que, trás resultados para todos.
Não deixe de acompanhar os próximos assuntos que compartilharemos em nosso blog sobre este assunto e comece agora mesmo a marcar a sua presença digital, pois além de necessário é urgente!
Até a próxima e qualquer dúvida ou sugestões, use a caixinha de comentários abaixo!
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