Posicionamento de marca: por onde começar?

Posicionamento de marca: por onde começar?

Você sabe o que é posicionamento de marca e por que ele é tão importante? 

Num mercado altamente competitivo e com novidades a todo o momento, é essencial estabelecer um posicionamento para a sua marca, estimulando o fortalecimento e destaque da sua empresa frente aos concorrentes e ao público.  

Em poucas palavras, a ferramenta é a estratégia de desenvolver o lugar que a sua marca quer ocupar na mente dos consumidores, ou seja, como você quer que ela seja reconhecida pelo seu cliente. É por meio dele que os valores da sua empresa serão compartilhados, entrando em sintonia com o que o público quer e gerando um estado de identificação. 

É um processo contínuo de conexão com o público: somente entendendo as dores do consumidor é possível que a sua marca forneça as respostas que eles necessitam. Afinal, muito mais do que oferecer um produto/serviço, a sua marca tem que ter uma identidade. É assim que ela se tornará a primeira escolha do consumidor. 

Convidamos você a entender a importância de manter a sua marca posicionada e o passo a passo para te ajudar neste processo! 

Vantagens em ter um posicionamento

Ter uma marca bem posicionada agrega itens valiosos ao desempenho da empresa e confere relevância dentro do mercado. Na prática, um bom posicionamento se converte em: 

  • Visibilidade: uma marca bem posicionada consegue comunicar os seus diferenciais, destacando-se no mercado; 
  • Fidelização: por se identificarem com a proposta da sua marca, os seus clientes podem virar promotores dela, indicando-a para um número cada vez maior de pessoas; 
  • Aumento de vendas: sua marca se tornará a primeira opção do consumidor; 
  • Valor: com o posicionamento estabelecido, transmitir o valor da marca nos produtos e serviços se torna algo natural. Assim, o cliente opta por consumi-los mesmo quando não são a opção mais barata do mercado.  
  • Credibilidade: sua mensagem será mais aceita comparada a de outras marcas; 
  • Decisões mais assertivas: um posicionamento bem feito é a base para que estratégias e decisões seguras façam parte da rotina da empresa. 

Posicionamento de marca x imagem de marca

Antes da gente começar, é importante explicar a diferença entre os dois termos, que apesar de estarem intimamente relacionados, muitas vezes causam uma certa confusão. 

Posicionamento de marca é como a sua empresa quer ser vista e lembrada pelo público-alvo. Já imagem da marca é o que ela de fato representa para o cliente. 

Para que uma estratégia de marketing seja coerente, é necessário que esses dois elementos se complementem. 

Comece por aqui

na imagem, temos um texto com a mensagem: Dê o pontapé inicial no branding do seu negócio!; com um botação escrito: Clique em saiba mais e receba o seu e-book gratuito; ao lado do texto, temos uma imagem que ilustra um livro preto com detalhes em verde neon, seu título é: KickStart Branding

Quer saber qual o passo a passo para construir uma estratégia eficiente? Confira algumas dicas que preparamos para você estabelecer o posicionamento da sua marca: 

1. Conheça o seu negócio 

O primeiro passo é olhar de dentro para fora: qual é o propósito da sua marca? Onde você pretende chegar com ela? Quais são os diferenciais? Além do produto ou serviço, ela entrega alguma outra coisa?  

É ideal se concentrar em aspectos afetivos e concretos também. Eles te darão um bom panorama para que você consiga traçar uma estratégia mais assertiva. 

2. Estude o seu cliente 

Você precisa entender o que o público deseja. Além das técnicas tradicionais de pesquisas, entrevistas e grupos focais, existem outras alternativas, como conteúdos interativos. 

Imagine que você está lançando uma nova linha de lanches em sua rede restaurantes e, para interagir com o público, você cria uma espécia de quiz temático ara brincar nas redes sociais. Por meio dele, você estimula a interação do usuário a realizar ações que auxiliam na descoberta do seu comportamento.  

Nesse momento, ter uma visão consolidada da buyer persona — em suma, o seu cliente ideal — é essencial para se conectar com o seu cliente. Será bem mais fácil se comunicar de maneira assertiva com o seu público sabendo o que ele gosta de fazer, seus problemas, preferências etc. 

3. Analise a concorrência 

Faça um estudo profundo sobre a presença dos seus concorrentes no digital, identificando a conduta de cada um e qual é a resposta do público em relação a ela. 

Ter uma visão ampla do mercado te trará vantagens na hora de construir o seu posicionamento, portanto, a estratégia da sua marca.  

4. Saiba o que a sua marca representa 

Qual é a proposta de valor da sua marca? Tendo ela definida, você deve adequá-la ao contexto atual e levar em consideração as tendências que estão por vir.  

Alinhar a sua mensagem com o que o seu público procura é fundamental neste momento. É assim que você irá fortalecer a conexão da sua marca com o consumidor. 

5. Conte uma história 

Hoje, a palavra de ordem no marketing é relacionamento. Manter-se com um aspecto de amigável e humano é fundamental para ganhar espaço na mente dos consumidores.  

Criar uma brand persona, ou seja, um perfil fictício de quem seria a sua marca (se ela fosse uma pessoa), ajuda a humanizar o seu negócio, aproximando-se ainda mais do consumidor. Essa brand persona vai permear toda a voz da sua marca principalmente nos meios digitais, como redes sociais, blogs etc. 

O storytelling também é outra ferramenta perfeita para te ajudar nisso. Por meio de histórias, você consegue despertar empatia no público, mostrando que a sua marca vai muito além de uma simples corporação e é formada por pessoas. 

É importante que essa história permaneça em todos os pontos de contato, tornando cada experiência com a sua marca algo agradável, memorável e único. 

Resumindo…

Posicionamento de marca faz parte da estratégia — e é um dos principais pilares dela. Então, na hora de medir o seu posicionamento, faça uma checklist de elementos importantes para ter bons resultados: 

Em poucas palavras 

Como você resumiria a sua empresa? É importante ter bem definido o que a sua marca representa e como ela quer ser reconhecida.

Público e persona 

Para o seu posicionamento fazer sentido, é preciso saber com quem você está falando: quem é o seu cliente ideal? É importante saber quais são os comportamentos dele, interesses, faixa etária etc. 

Segmentação 

Defina o nicho do mercado em que a sua empresa atua. Isso te ajuda a ter uma ideia de quem são os seus concorrentes e em que pontos a sua marca irá se destacar. 

Diferenciais 

Liste os itens que apenas a sua marca pode oferecer ao público: em comparação aos concorrentes, no que ela se diferencia? 

Contando uma história 

Além de criar uma brand persona, que será a voz da marca, é importante pensar em storytelling que reforcem o seu posicionamento. É através deles que você irá se conectar com o público. Mantenha o seu posicionamento em todos os pontos de contato com o cliente. 

Invista na sua marca

Agora que você já sabe o que é posicionamento da marca e como ele pode beneficiar a sua empresa, que tal começar a traçar um plano estratégico para a sua empresa?  

Com o tempo, você terá um feedback positivo, que se mostrará no aumento de vendas, número de clientes e expansão da marca.   

E lembre-se: seja qual for o seu desafio, estamos aqui para te ajudar durante o processo! 

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