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Você sabe o que é posicionamento de marca e por que ele é tão importante?
Num mercado altamente competitivo e com novidades a todo o momento, é essencial estabelecer um posicionamento para a sua marca, estimulando o fortalecimento e destaque da sua empresa frente aos concorrentes e ao público.
Em poucas palavras, a ferramenta é a estratégia de desenvolver o lugar que a sua marca quer ocupar na mente dos consumidores, ou seja, como você quer que ela seja reconhecida pelo seu cliente. É por meio dele que os valores da sua empresa serão compartilhados, entrando em sintonia com o que o público quer e gerando um estado de identificação.
É um processo contínuo de conexão com o público: somente entendendo as dores do consumidor é possível que a sua marca forneça as respostas que eles necessitam. Afinal, muito mais do que oferecer um produto/serviço, a sua marca tem que ter uma identidade. É assim que ela se tornará a primeira escolha do consumidor.
Convidamos você a entender a importância de manter a sua marca posicionada e o passo a passo para te ajudar neste processo!
Ter uma marca bem posicionada agrega itens valiosos ao desempenho da empresa e confere relevância dentro do mercado. Na prática, um bom posicionamento se converte em:
Antes da gente começar, é importante explicar a diferença entre os dois termos, que apesar de estarem intimamente relacionados, muitas vezes causam uma certa confusão.
Posicionamento de marca é como a sua empresa quer ser vista e lembrada pelo público-alvo. Já imagem da marca é o que ela de fato representa para o cliente.
Para que uma estratégia de marketing seja coerente, é necessário que esses dois elementos se complementem.
Quer saber qual o passo a passo para construir uma estratégia eficiente? Confira algumas dicas que preparamos para você estabelecer o posicionamento da sua marca:
O primeiro passo é olhar de dentro para fora: qual é o propósito da sua marca? Onde você pretende chegar com ela? Quais são os diferenciais? Além do produto ou serviço, ela entrega alguma outra coisa?
É ideal se concentrar em aspectos afetivos e concretos também. Eles te darão um bom panorama para que você consiga traçar uma estratégia mais assertiva.
Você precisa entender o que o público deseja. Além das técnicas tradicionais de pesquisas, entrevistas e grupos focais, existem outras alternativas, como conteúdos interativos.
Imagine que você está lançando uma nova linha de lanches em sua rede restaurantes e, para interagir com o público, você cria uma espécia de quiz temático ara brincar nas redes sociais. Por meio dele, você estimula a interação do usuário a realizar ações que auxiliam na descoberta do seu comportamento.
Nesse momento, ter uma visão consolidada da buyer persona — em suma, o seu cliente ideal — é essencial para se conectar com o seu cliente. Será bem mais fácil se comunicar de maneira assertiva com o seu público sabendo o que ele gosta de fazer, seus problemas, preferências etc.
Faça um estudo profundo sobre a presença dos seus concorrentes no digital, identificando a conduta de cada um e qual é a resposta do público em relação a ela.
Ter uma visão ampla do mercado te trará vantagens na hora de construir o seu posicionamento, portanto, a estratégia da sua marca.
Qual é a proposta de valor da sua marca? Tendo ela definida, você deve adequá-la ao contexto atual e levar em consideração as tendências que estão por vir.
Alinhar a sua mensagem com o que o seu público procura é fundamental neste momento. É assim que você irá fortalecer a conexão da sua marca com o consumidor.
Hoje, a palavra de ordem no marketing é relacionamento. Manter-se com um aspecto de amigável e humano é fundamental para ganhar espaço na mente dos consumidores.
Criar uma brand persona, ou seja, um perfil fictício de quem seria a sua marca (se ela fosse uma pessoa), ajuda a humanizar o seu negócio, aproximando-se ainda mais do consumidor. Essa brand persona vai permear toda a voz da sua marca principalmente nos meios digitais, como redes sociais, blogs etc.
O storytelling também é outra ferramenta perfeita para te ajudar nisso. Por meio de histórias, você consegue despertar empatia no público, mostrando que a sua marca vai muito além de uma simples corporação e é formada por pessoas.
É importante que essa história permaneça em todos os pontos de contato, tornando cada experiência com a sua marca algo agradável, memorável e único.
Posicionamento de marca faz parte da estratégia — e é um dos principais pilares dela. Então, na hora de medir o seu posicionamento, faça uma checklist de elementos importantes para ter bons resultados:
Como você resumiria a sua empresa? É importante ter bem definido o que a sua marca representa e como ela quer ser reconhecida.
Para o seu posicionamento fazer sentido, é preciso saber com quem você está falando: quem é o seu cliente ideal? É importante saber quais são os comportamentos dele, interesses, faixa etária etc.
Defina o nicho do mercado em que a sua empresa atua. Isso te ajuda a ter uma ideia de quem são os seus concorrentes e em que pontos a sua marca irá se destacar.
Liste os itens que apenas a sua marca pode oferecer ao público: em comparação aos concorrentes, no que ela se diferencia?
Além de criar uma brand persona, que será a voz da marca, é importante pensar em storytelling que reforcem o seu posicionamento. É através deles que você irá se conectar com o público. Mantenha o seu posicionamento em todos os pontos de contato com o cliente.
Agora que você já sabe o que é posicionamento da marca e como ele pode beneficiar a sua empresa, que tal começar a traçar um plano estratégico para a sua empresa?
Com o tempo, você terá um feedback positivo, que se mostrará no aumento de vendas, número de clientes e expansão da marca.
E lembre-se: seja qual for o seu desafio, estamos aqui para te ajudar durante o processo!
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