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A primeira impressão é a que fica. Você provavelmente já deve ter ouvido algo assim, né? No universo do marketing e branding, isso também se aplica. Mais do que vender produtos ou serviços de qualidade, ter um nome de peso é bem importante, afinal, ele será um dos primeiros elementos com os quais o consumidor terá contato, e acompanhará a marca em toda sua trajetória.
Então, é fundamental que seja um nome bem trabalhado, concorda?
É para criar algo significativo que o processo de naming se dedica. Na tradução literal do inglês, o termo significa “nomear”, ou seja, nada mais é do que dar nome a um produto, marca ou serviço.
Considerada uma das etapas essenciais no branding, o processo reúne inúmeras técnicas e metodologias para criar nomes impactantes.
O nome da sua marca irá ajudá-lo na estratégia de marketing, na gestão e a criar um espaço memorável na mente do consumidor.
Para criar um nome marcante, existem vários caminhos e técnicas que você pode seguir durante o processo. A seguir, conheça alguns tipos de nomes.
Descritivo: é aquele nome que já descreve num primeiro momento o que a marca faz/vende. Banco do Brasil e Museu de Arte Moderna de São Paulo se enquadram nessa categoria.
Siglas: surge da abreviação de nomes e ideias. Geralmente provém de conceitos mais descritivos. É de fácil memorização.
Combinações: esses nomes surgem da junção de duas ou mais palavras, gerando um neologismo, ou seja, uma nova palavra. A vantagem desse tipo de técnica é que, com base nessas combinações, você pode criar um significado novo para a sua marca, alinhando-o com a proposta da empresa.
Toponímico: é baseado no nome de algum lugar, geralmente o de origem da marca ou produto. É comum o uso desse tipo de técnica para criar nomes em sintonia com a exploração do potencial econômico daquela região, fortalecendo a imagem do lugar.
Para criar um nome que conceda vantagem competitiva e destaque a sua marca, é necessário se atentar a alguns fatores. Com base neles, você poderá montar algo mais assertivo e alinhado com a estratégia de marca da sua empresa.
Impacto: o nome escolhido é imponente? Lembre-se que ele deve se destacar na mente do consumidor.
Concisão: prefira um nome mais curto ao invés de uma opção longa. Ele geralmente conquista um espaço de maneira rápida na cabeça do cliente.
Facilidade na escrita e pronúncia: nomes fáceis de escrever e de falar tendem a ser mais aceitos pelo consumidor, além de fixarem melhor na memória do público.
Sonoridade: repita o nome escolhido em voz alta. Certifique-se que a pronúncia do escolhido não causará nenhuma confusão ou mal-entendido.
Transmissão da mensagem: o ideal é que o nome tenha algum significado e que ele se conecte à marca: que mensagem a sua empresa quer passar?
Disponibilidade: durante a escolha do nome, é importante verificar se ele está disponível. Você pode fazer isso através do site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Para começar o processo de naming, você já deve ter em mãos informações sobre o seu público, persona e segmento do mercado. Algo que pode te ajudar nessa etapa é tentar descrever, de maneira resumida, o que a sua marca é e oferece. A principal pergunta que deve ser respondida aqui é: o que eu quero comunicar para o meu público?
Após estudar a sua marca e analisar a concorrência, está na hora do brainstorming. Libere a criatividade: faça uma lista de nomes e deixe para observar o que é válido ou não mais para frente. Neste momento, não existe uma ideia ruim. Dividir as ideias em categorias (nomes descritivos, inventados, siglas etc.) pode te ajudar também.
Agora é hora de avaliar se as ideias estão de acordo com aquelas dicas que demos para se chegar a um bom nome.
Filtre as sugestões que estão muito parecidas, repetidas ou que não apresentam significado algum. Lembre-se de considerar o fator impacto: ele é um dos mais importantes.
Após filtrar as ideias, é hora de ver se os nomes escolhidos estão disponíveis e se estão sincronizados com a proposta da marca. Isso poderá ser feito através do site do INPI, na seção de busca.
Não se esqueça de pesquisar a ideia em sites de busca e certificar-se de que, além de não existir, ela não tenha nenhuma tradução comprometedora em alguma outra língua.
Com os poucos candidatos que sobraram, é o momento de fazer a escolha do nome.
Para esta etapa, é comum montar grupos de pesquisa e testes para medir a aceitação do público em relação à sonoridade, memorização e se as impressões estão relacionadas ao posicionamento. Isso pode ser feito com a própria equipe ou em conjunto com o cliente.
A apresentação do nome deve ser feita de maneira simples e sem adereços estéticos: ele deve agradar e chamar a atenção por si só, independentemente da fonte usada ou da maneira em que estiver apresentado.
Por mais atrativo que seja usar uma ideia que já está funcionando, descarte essa possibilidade. Muito[MB5] s dos resultados positivos que vemos por aí vêm de um trabalho de marketing e branding robusto, que vai muito além do nome da marca. Não tenha medo de investir no novo, ele pode ser promissor.
Lembre-se que a escolha de um nome deve ser considerada para resultados a longo prazo Se inspirar em algo momentâneo para a criação do termo pode ser danoso à marca e prendê-la a um período, tornado algo “datado”.
Não se esqueça de que estamos numa realidade globalizada e que, em algum lugar do mundo, o nome escolhido pode soar como ofensa numa língua estrangeira, por exemplo. Sempre é bom fazer uma boa pesquisa na internet: assim, você evita mal-entendidos acerca do nome da sua marca.
Para escolher o nome ideal para a sua marca, você deve responder às seguintes perguntas:
Escolher o nome da sua marca é uma etapa essencial. Ele deve comunicar ideias e valores de maneira instigante. Por isso, antes de tudo, é necessário definir com atenção quais são os objetivos, valores, público-alvo e posicionamento da sua empresa.
O trabalho não para por aqui! Após a escolha, lembre-se de fazer o registro legal do nome escolhido. Você pode ficar por dentro de tudo sobre o assunto em nosso artigo sobre registro de marca.
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