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Construção de marca está diretamente ligada à capacidade de criar uma identidade única e diferenciadora que transmita a verdadeira essência do negócio. Hoje, trouxemos mais dicas de branding para tornar a sua marca relevante.
Talvez você tenha chegado neste artigo com a expectativa de ouvir algo como “desenvolva uma boa identidade visual para ser relevante” e bem, falaremos sobre isso, em contrapartida, também falaremos sobre outros elementos essenciais que tornam as marcas únicas e fazem a entrega da sua essência. Vamos lá?
O primeiro passo das nossas dicas de branding é: encontre o seu propósito e defina o fio condutor que torna sua marca única. Você pode utilizar a tríade de “missão, visão e valores” ou não se limitar a essas nomeações, o mais importante neste passo é encontrar sua verdadeira identidade e fugir dos clichês.
Imagine que, assim como as pessoas, as marcas são corpo, mente e alma, portanto, utilizar linguagens visuais e verbais são importantes para retratar corpo e mente, mas a alma do seu negócio precisa estar bem definida a partir de um propósito, o motivo pelo qual ele existe. Isto é construção de marca.
Depois de entender como a definição dos valores da marca é importante no mercado e para as pessoas, é hora de garantir que ela tenha uma identidade bem definida na maneira como se comunica.
O tom de voz e a forma de se comunicar são simplesmente a maneira como a marca conversa com as pessoas. Isso acontece quando a marca mantém uma personalidade constante em suas mensagens, o que ajuda a criar conexões reais com o público.
Para estabelecer um tom de voz coeso e consistência dessa fala, os guias de identidade verbal são indispensáveis. A manutenção de uma identidade de marca com autenticidade nas palavras acontece a partir dessa estratégia, de criar um vocabulário personalizado que pode ser consultado para manter o padrão.
Quando falamos sobre personalização e adequação ao público-alvo, falamos sobre pensar estrategicamente o que é realmente relevante, o que realmente faz parte da sua identidade de marca. Será que o uso de gírias nas redes sociais faz sentido na sua comunicação só porque o ambiente digital tende a ser mais “descontraído”? Será que a linguagem séria e os termos técnicos não estou afastando você do seu público-alvo?
Nos guias de identidade verbal, você saberá quais palavras podem nortear o seu discurso, quais você deve destacar e quais deve evitar. Com eles, é possível tornar a marca consistente em tudo que fala, desde o manifesto, passando pela tagline até os posts do instagram. Essa é uma das dicas de branding mais valiosas para o seu negócio.
Identificação, personalidade, memorabilidade, diferenciação… existem milhões de motivos para construir uma identidade visual e uma logo consistente. Aqui, o mais importante é considerar que nós, seres humanos, somos muito visuais e que, a partir de um design inteligente, conseguimos captar, fixar e preservar a atenção das pessoas.
Você já parou para ler um rótulo de produto no supermercado só porque o design era super “diferentão”? Pois bem, a maioria de nós para para olhar o que é diferente, para admirar o que faz sentido. A visão é o nosso sentido do belo, do primeiro contato, da descoberta.
Desenvolver uma logo e uma identidade visual consistente é tarefa de quem prima por estratégia. Mais do que ser atrativo visualmente, o design precisa ser funcional, falar com quem precisa ─ seu público alvo. Construção de marca com identidade e estratégia conta história, demonstra personalidade e diferenciação.
A escolha das cores, fontes, grafismos e padrões compõe essa identidade de marca, dão corpo à alma do negócio, à sua proposta de valor. Confira nosso artigo completo sobre identidade visual.
Utilizar storytelling é a forma mais envolvente de comunicar a identidade da marca. Os seres humanos gostam de histórias, de se sentirem conectados com a verdade daquela marca, com a sua narrativa. Marcas que definem uma narrativa e sabem desenvolvê-la de forma atemporal, conseguem criar uma história própria, serem memoráveis.
A Coca-Cola definiu uma narrativa que a mantém consistente há anos: abra a felicidade. Essa é a história que a marca conta, é o que observamos em todas as estratégias de comunicação. Com essa narrativa da felicidade, a marca demonstra seu principal propósito: fazer parte de momentos felizes de todas as pessoas, em todos os contextos, seja em um show super lotado, na roda de skate com os amigos ou na ceia de Natal em família.
Nós acreditamos que todas as marcas podem e devem contar suas histórias, desde que elas sejam genuínas e que, assim como no case da Coca, estejam alinhadas a um propósito verdadeiro. Para exemplificar isso, trazemos o case da Ancho e Faca, um projeto realizado pela Mangu, para uma família que se orgulha da sua própria história e reafirma a tradição argentina de fazer carne de parrilla, de criar saborosos momentos. Cada elemento de marca, desde os símbolos até o nome, foi escolhido para contar essa história, para envolver o público-alvo da marca com uma narrativa genuína e um propósito verdadeiro.
Havaianas, uma marca brasileira que fala MUITO sobre o Brasil. Não é difícil causar uma associação direta entre a cultura do país e os produtos internacionalmente conhecidos da marca. Ela conta histórias do Brasil e sabe que é um clássico nessas histórias.
Com valores bem definidos, comunicação coesa e identidade visual consistente, a Havaianas envolve seu público e reafirma seu propósito “levar a alegria de viver do brasileiro”.
Quer criar uma identidade de marca forte? Entre em contato conosco. Vamos juntos contar a sua história!
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