Arquétipos de marca: o que são?

Arquétipos de marca: o que são?

No mundo dos negócios, é comum fazer um paralelo entre marca e um ser humano. Afinal, ambos possuem personalidade, valores, posicionamentos e objetivos. Mas o caminho até se descobrir não é tão simples. É por isso que, para saber o propósito e valores de uma empresa, se basear em arquétipos de marca é uma boa saída.

Se na psicologia Carl Jung considerou arquétipo como “imagens e padrões arcaicos universais que derivam do inconsciente coletivo e são a contraparte psíquica do instinto. Eles herdaram potencialidades que são atualizadas quando entram na consciência como imagens ou se manifestam em comportamento na interação com o mundo exterior”, no branding podemos dizer que arquétipo é o conjunto de características, valores e posicionamento que moldam uma marca.

na imagem, temos um texto com a mensagem: Dê o pontapé inicial no branding do seu negócio!; com um botação escrito: Clique em saiba mais e receba o seu e-book gratuito; ao lado do texto, temos uma imagem que ilustra um livro preto com detalhes em verde neon, seu título é: KickStart Branding

Os arquétipos de marca

Nos estudos de marketing, existem 12 tipos de arquétipos definidos. Escolher o ideal para a sua marca é essencial para construir uma estratégia e presença assertivas.

O Inocente

Sempre está vibrando boas energias e positividade. Como o nome já induz, se trata de uma personalidade por vezes ingênua, que sempre tenta enxergar o lado bom das coisas e acredita que a simplicidade é a solução para muitos problemas.

O Sábio

O conhecimento existe para ser compartilhado e é nisso que o sábio se propõe a fazer. Ele entende o mundo por meio da informação de qualidade. 

O Herói

Ele está disposto a mudar o mundo e ajudar a solucionar problemas. Coragem, disposição e força fazem parte desse arquétipo.

O Fora da Lei

Rebeldia está no seu DNA. Marcas que possuem esse arquétipo se propõem a quebrar os padrões e estimular caminhos inovadores e disruptivos.

O Explorador

O mundo precisa ser descoberto! E é com essa energia que o explorador propõe ideias inovadoras e está sempre disposto a encontrar novos caminhos.

O Mago

Ele anda de mãos dadas com a criatividade e com a coragem. Sempre munido de boas ideias, esse tipo de arquétipo tem como um dos objetivos transformar.

A Pessoa Comum

Com um comportamento amigável, esse tipo de arquétipo quer se conectar com as pessoas. No seu discurso, mantém um diálogo simples e acessível.

O Amante

Esse arquétipo é uma viagem ao envolvimento. Com um discurso persuasivo, ele quer te colocar na história e busca uma conexão profunda com o consumidor.

O Bobo

Com leveza e espontaneidade, o Bobo busca divertir as pessoas, sempre levando o bom humor e a positividade como caminhos imutáveis. 

O Cuidador

Carinho e generosidade compõem o jeito de ser desse arquétipo, que está sempre disposto a ajudar o outro. 

O Criador

Esse tipo de arquétipo possui um forte senso de criatividade, e está sempre pensando em novas possibilidades para chegar a solução de um problema. 

O Governante

É um arquétipo de liderança. Ele reúne pessoas em torno de um propósito em comum, sempre com elegância e sem perder o envolvimento. 

E qual é a importância?

Se olharmos atentos para cases de sucesso atuais, o que Apple, Nubank, Nike e Natura têm em comum? Elas contam uma história, oferecem um estilo de vida, são humanizadas e se conectam com o cliente. 

Por isso, conhecer a sua marca é tão importante. 

Definir qual ou quais arquétipos vão fazer parte da sua marca é fundamental para se posicionar no mercado, destacando-se entre os concorrentes. 

A mensagem ficou evidente: manter um relacionamento próximo com o consumidor é essencial para alcançar bons resultados, e conhecer quem é a sua marca tem sido uma ferramenta interessante nesse processo. 

Nessa jornada, nós podemos te ajudar a construir uma identidade alinhada com a proposta do seu negócio, e cuidar para que tudo esteja fazendo sentido e seguindo uma comunicação fluida.

na imagem, temos um texto com a mensagem: Dê o pontapé inicial no branding do seu negócio!; com um botação escrito: Clique em saiba mais e receba o seu e-book gratuito; ao lado do texto, temos uma imagem que ilustra um livro preto com detalhes em verde neon, seu título é: KickStart Branding

Nos siga nas redes sociais!

Behance Behance Linkedin Linkedin Instagram Instagram

Contato

Vamos iniciar seu projeto?

Deixe seus dados de contato abaixo e logo falaremos com você.

Ao enviar o formulário, declaro que estou de acordo com a política de privacidade .
Check Mensagem enviada com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente em alguns minutos

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Confira nossa Política de Privacidade.