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No mundo dos negócios, é comum fazer um paralelo entre marca e um ser humano. Afinal, ambos possuem personalidade, valores, posicionamentos e objetivos. Mas o caminho até se descobrir não é tão simples. É por isso que, para saber o propósito e valores de uma empresa, se basear em arquétipos de marca é uma boa saída.
Se na psicologia Carl Jung considerou arquétipo como “imagens e padrões arcaicos universais que derivam do inconsciente coletivo e são a contraparte psíquica do instinto. Eles herdaram potencialidades que são atualizadas quando entram na consciência como imagens ou se manifestam em comportamento na interação com o mundo exterior”, no branding podemos dizer que arquétipo é o conjunto de características, valores e posicionamento que moldam uma marca.
Nos estudos de marketing, existem 12 tipos de arquétipos definidos. Escolher o ideal para a sua marca é essencial para construir uma estratégia e presença assertivas.
Sempre está vibrando boas energias e positividade. Como o nome já induz, se trata de uma personalidade por vezes ingênua, que sempre tenta enxergar o lado bom das coisas e acredita que a simplicidade é a solução para muitos problemas.
O conhecimento existe para ser compartilhado e é nisso que o sábio se propõe a fazer. Ele entende o mundo por meio da informação de qualidade.
Ele está disposto a mudar o mundo e ajudar a solucionar problemas. Coragem, disposição e força fazem parte desse arquétipo.
Rebeldia está no seu DNA. Marcas que possuem esse arquétipo se propõem a quebrar os padrões e estimular caminhos inovadores e disruptivos.
O mundo precisa ser descoberto! E é com essa energia que o explorador propõe ideias inovadoras e está sempre disposto a encontrar novos caminhos.
Ele anda de mãos dadas com a criatividade e com a coragem. Sempre munido de boas ideias, esse tipo de arquétipo tem como um dos objetivos transformar.
Com um comportamento amigável, esse tipo de arquétipo quer se conectar com as pessoas. No seu discurso, mantém um diálogo simples e acessível.
Esse arquétipo é uma viagem ao envolvimento. Com um discurso persuasivo, ele quer te colocar na história e busca uma conexão profunda com o consumidor.
Com leveza e espontaneidade, o Bobo busca divertir as pessoas, sempre levando o bom humor e a positividade como caminhos imutáveis.
Carinho e generosidade compõem o jeito de ser desse arquétipo, que está sempre disposto a ajudar o outro.
Esse tipo de arquétipo possui um forte senso de criatividade, e está sempre pensando em novas possibilidades para chegar a solução de um problema.
É um arquétipo de liderança. Ele reúne pessoas em torno de um propósito em comum, sempre com elegância e sem perder o envolvimento.
Se olharmos atentos para cases de sucesso atuais, o que Apple, Nubank, Nike e Natura têm em comum? Elas contam uma história, oferecem um estilo de vida, são humanizadas e se conectam com o cliente.
Por isso, conhecer a sua marca é tão importante.
Definir qual ou quais arquétipos vão fazer parte da sua marca é fundamental para se posicionar no mercado, destacando-se entre os concorrentes.
A mensagem ficou evidente: manter um relacionamento próximo com o consumidor é essencial para alcançar bons resultados, e conhecer quem é a sua marca tem sido uma ferramenta interessante nesse processo.
Nessa jornada, nós podemos te ajudar a construir uma identidade alinhada com a proposta do seu negócio, e cuidar para que tudo esteja fazendo sentido e seguindo uma comunicação fluida.
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