Mensagem enviada com sucesso!
Não se preocupe, responderemos em até 48 horas.
Se você chegou até esse artigo, é provável que esteja procurando estratégias para fortalecer a imagem da sua marca em um ambiente muito competitivo, mas com grande alcance, baixo custo e muita possibilidade de gerar valor ao seu negócio: as redes.
Reunimos vários conceitos e estratégias que te ajudarão a compreender o que é Branding Digital, como compreender o papel da sua marca nas mídias sociais e principalmente, como concentrar energia nas estratégias que são realmente úteis para você.
Ao falar sobre Branding Digital, precisamos compreender a diferença entre comunicação para venda e comunicação para fortalecimento de marca. Saber diferenciar essas duas comunicações é essencial para traçar caminhos para um bom Branding Digital.
Estratégia mercadológica: é a comunicação para a venda, focada em números e retornos financeiros. Ex: propaganda de promoções de supermercado. As propagandas mercadológicas são estratégias muito utilizadas no varejo ou quando deseja-se que a marca alcance muitas pessoas. Ao serem atingidos por uma propaganda mercadológica, as pessoas conhecem a marca pela oportunidade de compra, mas podem firmar relacionamento conforme a experiência.
Veja um exemplo de estratégia mercadológica da PetLove:
Estratégia Institucional: é a comunicação para o fortalecimento de marca. Essa é a estratégia que vai considerar a imagem que deseja-se passar, sem tentar vender ao cliente um produto. A imagem institucional é responsável por criar intimidade e confiança com o cliente, fortalecendo o relacionamento. A partir desse tipo de comunicação, a marca tem oportunidade de estreitar os laços com o público que acredita no seu propósito e está alinhado aos seus valores, além de fortalecer sua marca pelas causas que acredita.
Confira um vídeo que comunica a identidade da PetLove e fortalece sua imagem institucional:
Mas afinal, qual é o tipo de estratégia que eu preciso utilizar para realizar o meu branding digital.
Primeiramente, é importante saber que Branding é responsável pela construção e gestão da marca a partir do fortalecimento de ativos intangíveis que dão personalidade e vida às marcas. Não é estratégia de venda. É estratégia da vida de uma marca. Saiba mais sobre este tema no artigo “Branding: tudo que você precisa saber sobre gestão de marca”
Quando falamos em Branding Digital, falamos diretamente sobre como essa marca quer ser vista, ou seja, comunicação institucional utilizando a internet como canal. Uma marca que gera valor para as pessoas é uma marca que trabalha sua imagem a todo momento. O Branding Digital pode ser utilizado como ferramenta para gerar valor para as pessoas e para o seu negócio.
Imagine que uma marca que produz conteúdos relevantes consegue se destacar como autoridade no assunto, fonte de informação. Blogs, Newsletter, podcasts, canais no Youtube, lives… existem muitas possibilidades para trabalhar a imagem da marca e torná-la algo de valor para o público-alvo. Lembre-se que trabalhar o Branding Digital, gerando conteúdo não deixa de ser uma estratégia útil que, a longo prazo, também gera retorno financeiro.
Mas afinal, começar a marcar presença na internet agora que já sabe que Branding Digital é trabalhar sua imagem gerando valor para as pessoas no ambiente virtual?
Para começar sua estratégia de Branding Digital, separamos três dicas:
Primeiramente, se você ainda não sabe o que é SEO, recomendamos que leia nosso artigo sobre o tema. Agora, se você já sabe o que é SEO e quer utilizar seu site para alavancar seu negócio a partir do Branding Digital, recomendamos que o seu site esteja devidamente preparado para essa estratégia, ou seja, adaptados para melhorar a experiência do usuário e para ranquear seu conteúdo.
A partir do marketing de conteúdo, você consegue preparar seu público conforme ele estiver na jornada de compra. É possível apresentar o produto em um post educativo e, aos poucos, convencê-lo que esse produto é ainda melhor de fora da sua marca, uma marca que conhece sobre o assunto e tem propriedade no assunto. Quer um exemplo prático? Bora:
Imagine que você é impactado por um conteúdo de blog da marca “RASP”, uma marca de raspadores de língua. De repente:
– Você descobre que raspar a língua é muito importante para a sua saúde, um tema que você nunca teve contato antes
– Depois, que ter um raspador de língua é indispensável, gerando um sentimento de necessidade do produto
– Por fim, pela confiança que você terá na marca que te educou sobre o assunto, você verá segurança em comprar os raspadores da “RASP”,
Esse é o conhecido funil do marketing, algo que pode ser utilizado para a estratégia de Branding Digital. Mas lembre-se que o que mais importa para o Branding Digital, é a geração de valor para o público, ser uma marca reconhecida por seu propósito e narrativa consistente em todos os pontos de contato.
Agora que você entendeu a importância de fazer o Brading digital significa que você deve estar online em todos os lugares?
Definitivamente não! A falta de estratégia na escolha de canais e conteúdos pode fazer com que seus esforços e até mesmo o seu dinheiro escoe sem grandes resultados. Escolher canal e mensagem é tão importante no Branding digital como em qualquer outra forma de propaganda.
É necessário considerar dois critérios para fazer essas escolhas: onde o seu público está e se aquele canal realmente faz sentido para identidade da sua marca.
Seguem algumas dicas:
Se você quer trabalhar sua marca no Digital, também recomendamos que ela seja desenvolvida com estudo e estratégia. Entre em contato, conheça o nosso trabalho de posicionamento de marca e o método Performance Branding. Nós abraçamos o seu negócio, encontramos o seu DNA e aplicamos um Branding Digital coerente e estratégico.
Não se preocupe, responderemos em até 48 horas.
Deixe seus dados de contato abaixo e logo falaremos com você.
Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Confira nossa Política de Privacidade.