O que é design e como ele impacta meu negócio?

O que é design e como ele impacta meu negócio?

Você já parou para pensar que o design está inserido em todas as nossas tarefas do dia a dia? Seja escovar os dentes, ligar o computador, usar o celular… para tudo isso teve um profissional disposto a trazer algo realmente funcional.

Quando falamos sobre branding, a situação é parecida. Isso porque precisamos encontrar soluções inovadoras e criativas para levantar o valor da nossa marca em relação ao público.

Branding é um processo estruturado de gestão e construção da imagem e valor de marca, que tem como objetivo trabalhar com diferenciais intangíveis para construir valor para a marca.

É dentro deste contexto que elaboramos este artigo para explicar o que é design e como você pode aumentar o apelo visual dos seus materiais, se comunicar com eficiência com seu público, aumentar seu engajamento e influenciar na tomada de decisão.

Então, continue a leitura para não perder nenhum detalhe. Vamos lá?

O que é design?

Se você já ouviu algumas das frases a seguir, como:

“O design desse site é bem legal”;

“Este carro tem um design bem diferente”;

“O design desse celular é inovador”.

Há de concordar que a compreensão do que é design é bastante limitada, né? Afinal, são diversos contextos em que utilizamos este termo, que fica difícil dizer exatamente o que é.

Num cenário amplo, podemos dizer que design é um processo, até mesmo uma ciência, para solucionar um problema, seja qual for. Sejam problemas gráficos ou sociais, existe sempre uma solução a partir do design.

Agora, simplificando essa definição, podemos nos basear no que o dicionário Aurélio diz: “design é conceber um projeto e seu planejamento”. Ou seja, apesar de ser uma forma bem fria de contextualizar, não deixa de ser verdade.

Porém, assim como muitas outras áreas, existem diversas subcategorias do design. Vamos descrevê-las um pouco melhor abaixo.

Quais as áreas existem?

Como dito nos parágrafos anteriores, o objetivo do design é solucionar um problema. Mas, por conta dessa amplitude, a área se ramifica em diversos setores para direcionar melhor o projeto.

Os principais setores são:

  • Design gráfico;
  • Design de produto;
  • Design de ambientes;
  • Design de moda.

E, até mesmo dentro dessas divisões, existem outras categorias. Podemos usar o setor gráfico como exemplo, que tem suas principais ramificações:

  • Design de animação (motion design);
  • Design de embalagens;
  • Design de interfaces;
  • Design editorial;
  • Brand Design;
  • Web design.

Mesmo essas sendo as principais categorias, existem outras subdivisões e por aí vai…

O que é design gráfico?

Agora que deu para entender o conceito do que é design, vamos falar um pouco mais sobre as outras divisões do design gráfico. Todas servem para direcionar melhor a solução de um problema.

Por exemplo, caso você precise otimizar um site, o profissional recomendado é o web designer. Se preferir fazer uma revista, escolha um designer editorial e assim por diante.

Até aí tudo bem. Mas, o que é design gráfico? Ao traduzir ao pé da letra, design significa projeto ou desenho. A palavra gráfico, é referente aos elementos visuais.

Ou seja, podemos entender assim que design gráfico é desenvolver um projeto que solucione um problema por meio de diversos elementos visuais, como tipografias, ilustrações, peças digitais, embalagens, entre outros.

Como ajuda meu negócio?

São várias formas diferentes que o design impacta o seu negócio. Porém, como estamos falando do ambiente digital, vamos focar nele. Falando nisso, você já ouviu falar em design para conversão?

Se você não sabe, os primeiros segundos dentro do seu site são os que determinam a trajetória de um cliente na sua estratégia de marketing. São aproximadamente apenas 8 segundos para capturar a atenção de um novo visitante em sua página.

Outro ponto interessante é que 94% das desconfianças de fraude foram por problemas relacionados ao design.

“Design não é só aparência, mas também como as coisas funcionam”. Steve Jobs

Ou seja, entendemos que o importante não é só deixar uma página bonita. Antes de ser um layout agradável aos olhos, ele precisa ser funcional. Por isso, é importante investir em navegabilidade, usabilidade, acessibilidade, entre outros.

Design x Marketing de Conteúdo

Com essa guerra constante para determinar quem está gerando mais tráfego, ou está no topo do Google, quem trabalha melhor determinadas palavras-chave, conseguimos entender que não basta apenas ter o melhor conteúdo, existem muitas questões por trás para realmente estar em um lugar de relevância.

Depois de toda a explicação do que é design e todas as outras vertentes, pudemos entender que ele é um fator importante para estar na frente da concorrência.

Por isso, hoje em dia é obrigatório que uma empresa invista nesta área. Em outras palavras, mesmo que seu conteúdo seja o mestre na sua estratégia, será a maneira de apresentá-lo que trará resultados.

É o design que construirá uma linguagem visual adequada para seu negócio e público, já que traduz de forma clara e objetiva o posicionamento da empresa e agrega bastante valor estético aos produtos oferecidos.

Pronto! Agora você já sabe o que é design e certas ramificações. Quer explorar mais conteúdo sobre o assunto? Continue navegando pelo nosso blog e conheça nossas redes sociais.

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