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Para uma empresa ter sucesso é preciso manter sempre a satisfação do cliente elevada, certo? Porém, para isso, é importante ter seu público em mente em todos os pontos de contato.
Por mais que seu produto/serviço seja muito bom e o atendimento seja impecável, ter um ponto de contato com falhas, como erros de cobrança, site desestruturado ou publicidade mal direcionada, pode assustar seus clientes.
A boa notícia é que a maior parte dos pontos de contato está sob seu controle. Assim, o que você pode fazer é identificar todos eles e buscar por feedbacks.
A partir disso, elaboramos este artigo para você entender o que é ponto de contato com o cliente e como estruturá-lo de forma assertiva para o seu negócio. Continue a leitura para não perder nenhum detalhe.
Como o próprio nome sugere, eles são os momentos e situações em que o cliente tem contato com a sua empresa antes, durante ou depois da compra do produto.
Os pontos de contato fazem parte de toda a trajetória do cliente com a marca, do início ao fim. Apesar de serem muitos, podemos citar alguns exemplos como: anúncios, classificações e avaliações, site, loja, atendimento ao cliente, entre outros.
Identificá-los é o primeiro passo para você conseguir mapear a trajetória do cliente e ter certeza de que ele estará satisfeito em todo o percurso, aproveitando oportunidades e fazendo as melhorias necessárias.
Antes de tudo, para identificar todos os momentos de contato com o seu cliente, faça uma lista contendo os principais locais e momentos em que há a possibilidade do cliente interagir com a sua marca.
Apesar de variar de empresa para empresa, preparamos uma lista que pode te ajudar:
É importante lembrar que, apesar de ser um bom ponto de partida, essa lista não está completa. Muitos desses pontos de contato têm diferentes partes subjacentes.
Por exemplo, a publicidade pode ter vários canais, uma loja tem placas que ajudam a encontrá-la, um estacionamento e diferentes formas de interações dentro do próprio estabelecimento.
Então, essa lista é só um ponto de partida para te ajudar a criar os pontos de contato com o cliente da sua empresa com mais assertividade. Para não esquecer nenhum ponto, faça a jornada do cliente.
Assim, você entende qual é o caminho que o consumidor percorre desde o momento da descoberta de uma marca até o pós-venda. Essa experiência permite que a empresa esteja presente durante todo o processo de compra, analisando e entendendo o seu público-alvo.
Sabemos que pode parecer assustador no início lembrar de todas as formas dos clientes experienciarem sua marca, mas tudo fica mais simples quando você se tira do papel de empresário e entra na pele do cliente.
Então, vamos lá! Pegue um papel e uma caneta e anote tudo enquanto está no lugar de cliente da sua empresa. Busque responder às seguintes perguntas:
Para onde e como você vai quando precisa:
Essas perguntas fazem você percorrer passo a passo a trajetória que seu cliente faz. Assim, todos os pontos e detalhes começam a se encaixar.
Outra forma de conseguir identificar todos os pontos de contato é pedindo para que os próprios clientes descrevam suas experiências com a sua marca. Você também pode inserir as perguntas acima em uma pesquisa e pedir que seu público responda.
Bom, agora você já sabe como identificar todos os momentos de interação da sua marca com o cliente. Porém, esse é só o início do trabalho!
Para garantir a melhoria da satisfação dos seus clientes, é preciso ter certeza de que cada ponto proporciona uma experiência positiva. Além, é claro, de entender se a trajetória como um todo está correspondendo com as expectativas criadas pelo cliente.
Faça testes e pesquisas de feedbacks para saber o que realmente funciona. Você também pode instalar um software de gestão de experiência com o cliente.
Ao automatizar algumas ferramentas você ajuda tanto o seu time de colaboradores, como aprimora a experiência do seu cliente, principalmente aqueles que já se cansaram de preencher formulários e protocolos para falar do mesmo assunto.
Muitos softwares, como o CRM, armazenam, organizam e filtram informações coletadas dos seus clientes. Eles também podem automatizar o disparo de e-mails e promover insights de como interagir com seus consumidores.
O próximo passo é determinar quais indicadores-chave de desempenho serão avaliados para determinar se o desempenho é positivo ou negativo para o seu negócio.
Ao final de um período definido, meça os resultados e avalie o desempenho dos pontos de contato com o cliente. Lembre-se de que a otimização dos pontos de contato depende de acompanhamento e análise frequentes.
Já que a transformação digital veio com tudo e grande parte dos pontos de contato estão na internet, vamos conversar um pouco sobre este assunto.
Segundo a revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, até 2021, a expectativa era de que o Brasil tivesse 67 milhões de e-shoppers, como são chamados os compradores virtuais. Até esse ano, o e-commerce representou quase 10% de todo o varejo nacional.
Se antes comprar online era praticamente impossível por muitos motivos, principalmente pela segurança, hoje a compra pela internet se popularizou graças a expansão da mesma.
Desta forma, as empresas precisam pensar nessas situações como uma oportunidade de crescer, já que a venda online gera impactos positivos nos resultados do negócio. Dito isso, acompanhe abaixo os canais de venda disponíveis:
As lojas virtuais são os canais de venda mais populares. Elas possuem endereço e estrutura própria e permitem que os clientes escolham os itens desejados, oferecendo toda a infraestrutura necessária para tornar a venda possível do momento da prospecção até a entrega.
Uber, AirBnB, Amazon… o que elas têm em comum? Todas são do modelo de negócio chamado marketplace. Um marketplace online é um “lugar de encontro”, uma plataforma, em que compradores e vendedores se reúnem para comprar e vender produtos e serviços.
Os representantes virtuais funcionam da seguinte forma: o comerciante fabrica ou vende os produtos para empresas que ficarão responsáveis em revendê-las para o cliente final. De uma forma genérica, é como se fossem franquias virtuais de uma só marca.
Após entender um pouco sobre a importância da venda online perante o mercado e suas atualizações, é necessário compreender de que forma sua empresa poderá iniciar suas vendas online. Acompanhe:
O primeiro passo é selecionar o canal de vendas a ser utilizado pela sua empresa. O indicado é que se pense em questões como recursos disponíveis, objetivos de lucro e posicionamento da marca. Aqui entra aquela questão: não é por que existem X número de redes sociais que sua empresa precisa estar presente em todas elas.
Entenda quem são eles e como sua empresa fará para chegar até eles e, então, associar isso ao canal de vendas, gerando o alcance desejado.
A presença online pode ser alcançada com a criação de um site profissional, completo e informativo, assim como do uso ativo nas redes sociais e outras mídias. Desta forma, o público terá acesso às informações do seu negócio, facilitando o processo de vendas.
A venda online possibilita que o seu negócio tenha mais oportunidades, vendas e efetivamente, aumento no faturamento. Para tanto, é necessário se planejar para essa nova jornada, como ao selecionar o canal de vendas e organizar toda a logística envolvida na pré-venda, venda e pós-venda.
Pronto! Agora você já sabe o que são e como aprimorar os pontos de contato com seu cliente e, ainda, como melhorar sua estrutura no ambiente digital. Ficou interessado em saber mais? Continue navegando pelo nosso blog e conheça nossas redes sociais.
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