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Se você tem aquela sensação de que a todo momento e em todos os lugares estão tentando te vender algo, você provavelmente está… certo!
A cada outdoor que você vê na rua, promoção nas redes sociais, cores dos logotipos de restaurantes como o McDonald’s, por exemplo. Tudo foi planejado milimetricamente para te induzir ao consumo.
Para explicar como isto acontece, iniciaremos esta pauta te contando sobre a psicologia das cores, que nada mais é do que um estudo que mostra como nosso cérebro reage diante de informações captadas visualmente.
Dentro da psicologia temos um nicho que estuda as sensações que sentimos quando enxergamos uma determinada cor. Utilizando a cor preta como exemplo, a maioria das pessoas aqui no Brasil costuma associar a coisas ruins, estado de espírito ‘para baixo’. Já com o amarelo, acontece totalmente o contrário, pois remete à luz e assim por diante.
Todo o processo de intuição e atitudes acontecem dentro do nosso subconsciente, no nosso cérebro e é a partir deste estudo que as empresas criam uma infinidade de situações para nos provar que precisamos daquele determinado produto e/ou serviço, por meio da comunicação das cores com o nosso cérebro.
Isso confirma a afirmação que fizemos no início deste texto, induzindo você a pensar que tudo ao seu redor está te seduzindo a adquirir algo, porque está, seja um produto, serviço ou, até mesmo, um comportamento. Entenda:
Você sabia que as cores escolhidas na decoração do McDonald’s foram feitas para te deixar desconfortável no ambiente a ponto de comer o seu lanche e ir embora? Aposto que não, né? Acompanhe com a gente…
Paredes em cores vibrantes, uniformes chamativos, mesas e cadeiras super desconfortáveis e o chão em tons pastéis, definitivamente não é um local para sentar e jogar conversa fora. Isso porque o ramo de atividade da empresa é de fast food. Coma e vá embora, simples assim!
Desta forma, eles conseguem atender mais clientes e reafirmam o modelo de negócio da empresa.
Diferentemente do McCafé, desenvolvido bem mais no futuro, em que até o logo do restaurante ficou mais sofisticado. O ambiente agora é outro, muito diferente do proposto ‘comer e ir embora’. Neste, a proposta é exatamente o contrário, o ambiente traz calmaria, perfeito para tomar um café sozinho, acompanhado ou, até mesmo, realizar reuniões no local.
E ainda sobre o McDonald’s, saiba que cada cor escolhida em seu logotipo quer dizer alguma coisa. As cores vibrantes deste restaurante e de alguns outros, de acordo com a psicologia da cor, comunica ao nosso cérebro que estamos com fome. Ou se não estávamos, ao ter contato com as mesmas nós provavelmente ficaremos.
E é exatamente essa a ideia. O vermelho que representaria o calor/fogo e o amarelo gordura/fritura, aflorando tais sensações no nosso subconsciente.
Falando ainda em restaurantes, pois é um nicho que possibilita associar não somente cores nos logos, mas também ambientes, citaremos a rede Outback. Iluminação convidativa, mesa posta, grande… ideal para reunir aquela galera e ficar lá por horas, gastando, é claro!
Aposto que agora você está pensando em vários restaurantes e diversos outros locais que te remetem alguma sensação diferente.
Hospitais e clínicas, por exemplo. Tudo branco, ou em tons claros que transmitem a sensação de limpeza, paz, confiança, otimismo, fé, etc.
Nada é por acaso e com a psicologia das cores vamos ainda mais longe: alcançar, fidelizar e encantar clientes.
Você já percebeu que a indução do comportamento consumidor faz parte do planejamento de venda, não é mesmo? E unindo a psicologia com o marketing, que é a área que estuda possibilidades e planeja campanhas para se vender algo, temos o neuromarketing.
O neuromarketing é um estudo neurocientífico utilizado no marketing para intensificar no inconsciente do consumidor a necessidade de algo.
Por exemplo: somos uma empresa de cigarros e estudamos que nosso target, os fumantes, têm os seguintes hábitos:
Após reunir estes e diversos outros comportamentos do nosso público, reunimos a equipe de criação e desenvolvemos nossa campanha para 2020. Nossa grande sacada foi: vamos patrocinar alguma empresa da Fórmula 1, fazendo com que a cor do carro deles seja a cor do meu cigarro. Genial, né?
E isto é um case real da Marlboro. Nos anos 90, eles identificaram o comportamento do consumidor e se aliaram à Ferrari. O fumante, por sua vez, assistindo a corrida se depara com aquele carro lindo, em um tom de vermelho específico, de acordo com as pesquisas realizadas pelo marketing da Marlboro.
O que ele faz enquanto assiste a Fórmula 1? Acende um cigarro. Tudo porque além de ser fumante, ele foi induzido a isso só de olhar a marca.
E as táticas de neuromarketing não param por aí, na verdade elas vão muito além disso!
Existem as cores e suas relações. Vermelho, amarelo e laranja, nos remete intensidade. Tons frios e escuros como verde, azul marinho, cinza, nos traz seriedade. E por aí vai.
A influência sobre o estudo de todas as coisas traz uma autoridade muito grande das empresas para o seu consumidor e é extremamente importante estar munido de todas estas técnicas para alcançar o objetivo desejado. Para te ajudar a compreender como isto pode ser aplicado ao seu negócio, iremos explicar abaixo.
As cores que você escolherá na criação da sua identidade visual pode falar muito sobre a história da sua empresa e qual papel ela quer ocupar no mercado. O mais indicado neste processo é confiar em um profissional que saiba transparecer para o seu logo a essência que sua empresa gostaria de passar, lembre-se:
Essas são apenas três das grandes razões por trás do sucesso da psicologia das cores, somada às práticas de neuromarketing. Esperamos que este post acione a curiosidade na sua mente e que você se aprofunde nesta infinidade de possibilidades para conquistar o seu cliente e transmitir a sua mensagem.
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