Mensagem enviada com sucesso!
Não se preocupe, responderemos em até 48 horas.
Ao criar uma marca, sempre pensamos no posicionamento dela, ou seja, em como ela vai se comportar no mercado e qual será a principal mensagem difundida por ela. Para que uma empresa tenha sucesso, é necessário se manter atualizado com as mudanças do mundo e acompanhá-las. Se conectar com o presente é fundamental. Nesse sentido, o reposicionamento de marca é extremamente estratégico.
Como o próprio nome já diz, reposicionamento de marca é o processo de reformular o posicionamento da empresa e fazer com que o público passe a enxergá-la de outra maneira.
É importante ressaltar que a essência da marca não muda.
Um bom reposicionamento de marca considera:
É importante saber o momento certo de fazer o reposicionamento de marca para evitar resultados ruins.
O processo mostra que a empresa está em constante atualização e se preocupa com os seus clientes, afinal, está conectada a eles e sabe qual é o melhor momento para fazer a mudança. É mais que atualizar a sua comunicação para se manter moderna; é se manter alinhadas às expectativas do consumidor.
Reposicionar a sua marca, além disso, garante destaque em meio aos concorrentes. Quem não se atualiza, sempre acaba ficando para trás.
Estude o cenário atual e tenha em mente o que você quer e precisa mudar na sua marca.
Nessa etapa, é fundamental reunir resultados, comparar concorrentes, analisar pontos fortes e fracos da sua marca e entender qual será o melhor caminho para fazer isso.
Esteja ligado nas tendências do mercado e novos comportamentos do consumidor. O que os concorrentes estão fazendo? O mundo enfrenta alguma crise? Como a sua marca está hoje? Como ela pretende se posicionar frente a tudo isso? São algumas perguntas que você deve saber responder para montar o reposicionamento da sua marca.
É normal que, com o tempo, os hábitos de consumo e comportamento do seu público estejam mudando.
É fundamental estar ciente dessas mudanças, a fim de aumentar a proximidade entre a marca e o público.
É importante lembrar que o reposicionamento é algo demorado, que demanda planejamento e estratégia: ele não acontece de um dia para o outro.
Com o projeto em mão, planeje como e quando fazer cada etapa do rebranding. Estabeleça metas e esteja disposto a ajustes e mudanças ao longo do processo.
É hora de dar play nas mudanças. Lembre-se que tudo deve estar bem alinhado: o externo e interno da sua marca devem estar em sintonia.
Seguindo um planejamento bem estruturado, é possível notar algumas mudanças já em um médio prazo.
Atenção: toda mudança começa de dentro para fora.
Propondo metas e analisando métricas, fica mais fácil identificar se as mudanças estão fazendo algum efeito, quais são os pontos de atenção e quais serão os próximos passos.
Para entender melhor como o reposicionamento funciona na prática, separamos quatro cases para você se contextualizar.
Em 2021, a rede de fast-food do Burguer King passou por um rebranding que ficou famoso nas redes sociais.
A marca resolveu mudar a sua identidade visual e comunicação, tornando-a mais simples e moderna. Tudo isso com o objetivo de se aproximar ainda mais de uma comunicação fluida e moderna, majoritariamente usada na internet (e por jovens, público-alvo da rede). Olha só o que rolou:
A rede de banco digital é conhecida por manter sempre uma comunicação conectada com o público mais jovem, e ter ações que sintonizam com o que está rolando no mundo.
Com apenas oito anos de trajetória, a marca optou por um robusto reposicionamento de marca: aumento da oferta de produtos, mudanças no logo e humanização da comunicação.
A rede deu um pulo para se tornar uma plataforma financeira que oferece muito além de um cartão e uma conta bancária.
A marca é conhecida pelo seu posicionamento sustentável, que engloba desde processos internos a produtos finais na sua linha de produção.
E é a preocupação com o meio ambiente que conecta a marca e o consumidor.
Para que essa aproximação acontecesse, num processo de reposicionamento de marca a Natura expôs os seus processos para o público: como a empresa explora os recursos naturais do país e como tudo isso é feito de maneira responsável.
Diversidade e respeito às raízes são itens que também fazem parte do posicionamento da marca.
Em uma nova fase mais moderna, objetiva e consistente, a gigante Ponto Frio resolveu mudar o seu posicionamento, adotando o slogan “Direto ao Ponto”.
Nesse novo posicionamento, a empresa se aproxima do consumidor, adotando uma linguagem mais fluida e direta, tipicamente usada nos meios virtuais (onde grande parte do seu público se encontra).
Com uma mudança que também permeou a paleta de cores e o logo, a marca adotou uma abordagem mais minimalista.
Agora que você sabe a importância do rebranding e como ele é fundamental no relacionamento com o cliente, por que não começar a estudar as possibilidades?
Fale conosco e conheça as estratégias que podemos traçar para a sua marca!
Não se preocupe, responderemos em até 48 horas.
Deixe seus dados de contato abaixo e logo falaremos com você.
Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Confira nossa Política de Privacidade.