Você sabe a diferença entre branding, marca e identidade visual?

Você sabe a diferença entre branding, marca e identidade visual?

na imagem, temos um texto com a mensagem: Dê o pontapé inicial no branding do seu negócio!; com um botação escrito: Clique em saiba mais e receba o seu e-book gratuito; ao lado do texto, temos uma imagem que ilustra um livro preto com detalhes em verde neon, seu título é: KickStart Branding

No universo da criatividade, publicidade e marketing é muito comum que alguns termos sejam confundidos, parecendo que uma coisa é a mesma que a outra e assim por diante, como acontece com as diferenciações das estratégias de identidade visual, marca e branding. Mas na realidade, cada ação, seja ela de design, marketing ou publicidade, tem a sua explicação, o seu objetivo e a sua criação. 

Pensando na dúvida que sabemos ser de grande maioria, no artigo de hoje iremos explicar tudo sobre identidade visual, marca e branding, explicando as diferenças entre elas e o mais importante, o que cada uma faz e para que serve. 

O que é identidade visual? 

Identidade visual é um conjunto de elementos visuais que representam algo, que pode ser uma empresa, um produto/serviço, etc.

Seu principal objetivo é tornar real o propósito de uma empresa e fazê-la se comunicar e posicionar frente a seu público. É importante que a empresa se comunique com o cliente por meio de estratégias que vão levá-la a um reconhecimento e consequentemente, lhe trará sucesso em seu segmento de atuação. 

O reconhecimento de uma identidade visual é mensurado pelas estratégias que a empresa investiu para torná-la viva na mente dos consumidores. Veja exemplo abaixo:

Nesta imagem vemos apenas dois símbolos, mas já sabemos qual marca estamos observando, isso é a representação de uma identidade visual. 

Ela pode ser reconhecida por símbolos, cores, tipografias, etc. 

O que é marca? 

Do ponto de vista dos mercadólogos (marketeiros), a marca é o conjunto de valores, percepções e experiência de uma empresa, em que ela passa ou representa para o seu público. Ela não é somente um símbolo gráfico, mas sim a representação de um todo perante o seu nicho de atuação e também ao seu público.  

Já na visão dos designers, a marca é um símbolo gráfico visual que representa algo, como uma empresa, produto, serviço, entre outras. Com o objetivo de identificá-la e distingui-la de um modo imediato. 

Ambas explicações estão corretas. Existe todo um trabalho para que aquela representação simbólica visual realmente se firme passando bons valores e percepções para o público e mercado de atuação. 

No exemplo citado acima, em identidade visual, conferimos elementos usados pela marca Coca-Cola para identificarmos a mesma em campanhas, etc, mas seu logo registrado é o seguinte:  

 

O que é branding?  

Branding, também conhecido como brand management, refere-se à gestão da marca de uma empresa, como seu nome, as imagens a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços. 

Seu objetivo é tornar a marca mais desejada e positiva na mente do público em geral. O Branding envolve ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento. 

Confira pilar abaixo: 

 Como estas três metodologias funcionam em conjunto? 

Identidade visual, marca e branding trabalham em conjunto. Estes três elementos fazem parte de uma estratégia de comunicação visual e posicionamento onde uma complementa o propósito da outra fazendo com que a empresa exista, se posicione e se relacione com seu público alvo. 

É correto afirmar que o ideal é que uma não funcione sem a outra. Mas sabemos que no mundo corporativo é muito comum que empresas invistam somente no logo, depois na identidade visual e às vezes, nem sequer ficam sabendo dos benefícios do branding para suas empresas. Veja abaixo como elas se complementam: 

Desta forma, para que se alcance um maior posicionamento e retorno de clientes que se sintam identificados com sua empresa, é preciso investir em uma campanha que veja não só um item, mas o todo.  

Conte com a expertise da Mangu neste processo. Oferecemos uma análise digital sem custo onde você terá acesso a melhorias necessárias para o seu negócio deslanchar e vender mais no digital através da sua marca e suas vertentes.  

na imagem, temos um texto com a mensagem: Dê o pontapé inicial no branding do seu negócio!; com um botação escrito: Clique em saiba mais e receba o seu e-book gratuito; ao lado do texto, temos uma imagem que ilustra um livro preto com detalhes em verde neon, seu título é: KickStart Branding

Nos siga nas redes sociais!

Behance Behance Linkedin Linkedin Instagram Instagram

Contato

Vamos iniciar seu projeto?

Deixe seus dados de contato abaixo e logo falaremos com você.

Ao enviar o formulário, declaro que estou de acordo com a política de privacidade .
Check Mensagem enviada com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente em alguns minutos

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Confira nossa Política de Privacidade.