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No universo da criatividade, publicidade e marketing é muito comum que alguns termos sejam confundidos, parecendo que uma coisa é a mesma que a outra e assim por diante, como acontece com as diferenciações das estratégias de identidade visual, marca e branding. Mas na realidade, cada ação, seja ela de design, marketing ou publicidade, tem a sua explicação, o seu objetivo e a sua criação.
Pensando na dúvida que sabemos ser de grande maioria, no artigo de hoje iremos explicar tudo sobre identidade visual, marca e branding, explicando as diferenças entre elas e o mais importante, o que cada uma faz e para que serve.
Identidade visual é um conjunto de elementos visuais que representam algo, que pode ser uma empresa, um produto/serviço, etc.
Seu principal objetivo é tornar real o propósito de uma empresa e fazê-la se comunicar e posicionar frente a seu público. É importante que a empresa se comunique com o cliente por meio de estratégias que vão levá-la a um reconhecimento e consequentemente, lhe trará sucesso em seu segmento de atuação.
O reconhecimento de uma identidade visual é mensurado pelas estratégias que a empresa investiu para torná-la viva na mente dos consumidores. Veja exemplo abaixo:
Nesta imagem vemos apenas dois símbolos, mas já sabemos qual marca estamos observando, isso é a representação de uma identidade visual.
Ela pode ser reconhecida por símbolos, cores, tipografias, etc.
Do ponto de vista dos mercadólogos (marketeiros), a marca é o conjunto de valores, percepções e experiência de uma empresa, em que ela passa ou representa para o seu público. Ela não é somente um símbolo gráfico, mas sim a representação de um todo perante o seu nicho de atuação e também ao seu público.
Já na visão dos designers, a marca é um símbolo gráfico visual que representa algo, como uma empresa, produto, serviço, entre outras. Com o objetivo de identificá-la e distingui-la de um modo imediato.
Ambas explicações estão corretas. Existe todo um trabalho para que aquela representação simbólica visual realmente se firme passando bons valores e percepções para o público e mercado de atuação.
No exemplo citado acima, em identidade visual, conferimos elementos usados pela marca Coca-Cola para identificarmos a mesma em campanhas, etc, mas seu logo registrado é o seguinte:
Branding, também conhecido como brand management, refere-se à gestão da marca de uma empresa, como seu nome, as imagens a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços.
Seu objetivo é tornar a marca mais desejada e positiva na mente do público em geral. O Branding envolve ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento.
Confira pilar abaixo:
Identidade visual, marca e branding trabalham em conjunto. Estes três elementos fazem parte de uma estratégia de comunicação visual e posicionamento onde uma complementa o propósito da outra fazendo com que a empresa exista, se posicione e se relacione com seu público alvo.
É correto afirmar que o ideal é que uma não funcione sem a outra. Mas sabemos que no mundo corporativo é muito comum que empresas invistam somente no logo, depois na identidade visual e às vezes, nem sequer ficam sabendo dos benefícios do branding para suas empresas. Veja abaixo como elas se complementam:
Desta forma, para que se alcance um maior posicionamento e retorno de clientes que se sintam identificados com sua empresa, é preciso investir em uma campanha que veja não só um item, mas o todo.
Conte com a expertise da Mangu neste processo. Oferecemos uma análise digital sem custo onde você terá acesso a melhorias necessárias para o seu negócio deslanchar e vender mais no digital através da sua marca e suas vertentes.
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